Título: Receita ainda espera 9 milhões
Autor: Marcela Canavarro
Fonte: O Estado de São Paulo, 23/04/2005, Economia & Mercado, p. A17

A uma semana do fim do prazo, apenas 55% dos contribuintes declararam IR. Fisco alerta para possível congestionamento

BRASÍLIA e RIO - A apenas sete dias do fim do prazo para envio do Imposto de Renda 2005, a Receita Federal ainda aguarda a chegada de cerca de 9 milhões de declarações - de um total de 20 milhões de contribuintes. Tendo recebido pouco mais da metade do total esperado nos 53 dias já decorridos do prazo, a Receita alerta para os riscos de se acertar as contas com o Fisco pela internet na última hora.

O supervisor nacional do Imposto de Renda, Joaquim Adir, adverte que o número de declarações transmitidas por hora aumentará drasticamente nos próximos dias, o que pode tornar o sistema mais lento, dificultando o envio do documento. A Receita alerta que não haverá prorrogação do prazo. Quem não conseguir transmitir a declaração pela rede no último dia por dificuldades da rede acabará pagando multa.

- O ideal seria que as pessoas fizessem a entrega o mais rapidamente possível, tomando o cuidado para não fazê-la nos últimos dias - observa Adir, comentando que o Fisco tem capacidade de receber até 3 milhões de declarações por dia.

O engenheiro Mauro Rimes, 42 anos, dedicou o feriado prolongado ao ajuste com o Fisco. Apesar de ter deixado o trabalho para o último fim de semana antes do fim do prazo, ele já vem juntando documentos há um ano e acredita que já tenha em mãos cerca de 50% do que vai precisar.

- À medida que for fazendo a declaração, procuro o resto.

O engenheiro acredita que levará três dias para fazer a sua declaração e a da esposa. As dúvidas, pretende tirar pelo Disque-Receita ou pelos itens de ajuda do próprio programa.

- Deixei para o fim do prazo por falta de tempo. Mas a informatização do sistema facilitou muito. Não tenho dúvidas de que vou conseguir entregar.

As 11 milhões de declarações entregues até ontem superam em 9% o volume correspondente a igual período do ano passado. Está obrigado a prestar contas o contribuinte que teve rendimentos sujeitos à tributação superiores a R$ 12.696 no ano passado.

Desde o início do prazo, em 1º de março, o dia de maior movimento foi registrado na última terça-feira, quando foram recebidas 485 mil declarações. Por hora, a Receita tem recebido cerca de 50 mil declarações.

A declaração pode ser enviada pela internet (www.receita.fazenda.gov.br), O contribuinte pode, ainda, entregar o documento gravado em disquete nas agências do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal, em papel nos Correios ou, ainda, fazê-la pelo telefone 0300-78-0300. Quem perder o prazo estará sujeito a multa de R$ 165,74, limitada a 20% do imposto devido.