Título: Embraer vai produzir dois novos jatinhos executivos
Autor: Daniel Hessel Teich
Fonte: O Estado de São Paulo, 04/05/2005, Negócios, p. B14

Empresa anuncia nos Estados Unidos que entrará no segmento de jatos leves com o objetivo de conquistar 30% do mercado

A Embraer anunciou ontem, nos Estados Unidos, que começará a produzir dois novos modelos de aviões. Tratam-se de pequenos jatos executivos que marcam a entrada da empresa em um novo segmento de mercado. Os aviões têm configurações para no mínimo seis e no máximo nove ocupantes e foram batizados como Very Light Jet (VLJ) e Light Jet (LJ). Para fabricá-los, a Embraer investirá US$ 235 milhões. O VLJ (o mais compacto) deve custar cerca de US$ 2,75 milhões e o LJ valerá US$ 6,65 milhões, numa base de cálculo que toma como base as condições econômicas atuais. Os jatinhos devem começar a ser entregues a seus compradores a partir de meados de 2008, no caso do VJT, e de 2009, do LJ. O novos aviões serão produzidos nas unidades de Botucatu (peças da fuselagem) e Gavião Peixoto (montagem final) , ambas no interior de São Paulo.

Segundo o diretor-presidente da empresa, Maurício Botelho, o objetivo da Embraer é conquistar 30% do mercado desse tipo de jato. A empresa estima que na próxima década deverão ser vendidos cerca de 3 mil jatos de pequeno porte, divididos em três categorias: Very Light Jet, Entry e Light Jet.

Com seus novos jatos, a Embraer amplia uma linha que tinha como único produto o Legacy, um produto da categoria supermid size, bem maior, e que pode acomodar até 19 passageiros. Atualmente, a categoria de jatos executivos da Embraer é responsável por apenas 7% do faturamento da empresa. A idéia é que em 10 anos essa participação suba para 15%.

Ao contrário do que acontece com outros aviões, os jatos da Embraer terão sua produção dividida com um número bastante reduzido de parceiros, entre eles a Pratt & Whitney Canada, que produz turbinas . "Os outros fornecerão basicamente os sistemas eletrônicos dos aviões", explicou Luis Carlos Affonso, nomeado recentemente vice-presidente da área de aviões executivos da Embraer depois de ter participado de forma decisiva do desenvolvimento das linhas de jatos regionais 170/190.

A categoria de jatos leves e pequenos é uma das grandes promessas da aviação comercial. São aeronaves fáceis de ser pilotadas, confortáveis, baratas e criadas para serem operadas pelos próprios donos. Os primeiros aviões desse tipo devem começar a operar a partir do ano que vem.