Título: Lula sai em defesa de Jucá e diz que não demite com base em manchete de jornal
Autor: Elizabeth Lopes
Fonte: O Estado de São Paulo, 19/04/2005, Nacional, p. A4

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez ontem uma defesa do ministro da Previdência Social, Romero Jucá (PMDB-RR), envolvido em denúncias de corrupção. "Eu não posso tirar ou colocar ministro em função desta ou daquela manchete de jornal", afirmou Lula, durante rápida entrevista na capital paulista. Desde que surgiram na imprensa as denúncias contra Jucá, esta é a primeira vez que o presidente Lula faz uma defesa enfática e em público a respeito de seu ministro.

Na defesa que fez, o presidente disse que, por enquanto, existem "muitas insinuações" a esse respeito. E destacou: "Acho que quem é político sabe o que significam insinuações, do tipo 'eu acho e eu penso'. Mas é preciso que haja coisas concretas".

Lula assegurou que, por enquanto, o ministro vem cumprindo muito bem a sua missão.

De acordo com o presidente, uma dessas missões é "dizimar e acabar, de uma vez por todas", com as quadrilhas que atuam na Previdência. "E se quisermos salvar a Previdência, teremos que tomar atitudes duras que o ministro Romero Jucá está tomando em comum acordo com o conjunto do governo", complementou.

O presidente disse também que o trabalho de Romero Jucá é garantir a todas as pessoas que têm o direito à Previdência o recebimento dos benefícios. Para Lula, é fundamental acabar com o déficit que a Previdência apresenta hoje.

INVESTIGAÇÃO

Lula destacou que o próprio ministro Jucá tomou a iniciativa de pedir uma investigação das denúncias que o envolvem ao Ministério Público e à Polícia Federal. "Ele (Jucá) me procurou duas vezes para dizer que está pedindo tanto ao MP quanto à PF que apure o mais rápido possível, porque ele é o maior interessado em que a verdade venha à tona", comentou.

Entre as denúncias que pesam contra Jucá constam o empréstimo do Banco da Amazônia à empresa Frangonorte, quando o ministro era um dos sócios, que não foi pago e cuja garantia (sete fazendas no Amazonas) não existe. Outra acusação é que o ministro teria intermediado liberação de recursos do Ministério da Saúde para Cantá (RR). Jucá é citado numa gravação em que o prefeito da cidade aparece negociando propina.

Lula fez as declarações em defesa do ministro no escritório da Presidência da República, situado no prédio do Banco do Brasil, na Avenida Paulista, após receber para almoço o presidente do Chile, Ricardo Lagos.

Depois da rápida entrevista, o presidente seguiu para São Bernardo do Campo, onde participou do evento de comemoração dos 30 anos de sua posse como presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC.