Título: Exército prende 24 sem-terra por porte de arma no Pará
Autor: Carlos Mendes
Fonte: O Estado de São Paulo, 19/04/2005, Nacional, p. A8

Acusados de porte ilegal de arma, 24 sem-terra foram presos ontem pelo Exército e pela Polícia Militar em Parauapebas, no sudeste do Pará. Entre eles havia 4 menores, que foram encaminhados ao juizado da infância e juventude. Os lavradores são ligados à Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetagri) e tinham acabado de sair da Fazenda Nova Vida. A polícia informou que foram apreendidos oito espingardas, cinco facões e um revólver 38 carregado. Eles também serão processados por esbulho possessório (invasão). Todos foram levados para a delegacia de Parauapebas.

Em Ipixuna do Pará, no leste do Estado, as Polícias Civil e Militar continuam a caçada ao bando armado que invadiu na sexta-feira a Fazenda Campo de Boi, matando um empregado. O funcionário da fazenda, Antonio Batista dos Santos, de 29 anos, segundo testemunhas, foi morto sem nenhuma chance de defesa, quando tentava deixar o local após a invasão. A área pertence a Marco Marcelino de Oliveira, um dos maiores fazendeiros da Amazônia.

Em Belém, a sede do Incra foi invadida no começo da tarde de ontem por 400 pessoas ligadas ao MST. Depois de uma reunião, deixaram o local.