Título: Coronel tem passado de articulador de golpes
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 21/04/2005, Internacional, p. A11

O ex-coronel do Exército Lucio Gutiérrez, destituído da presidência do Equador pelo Congresso, governava desde janeiro de 2003, três anos depois de participar de um golpe de Estado que depôs o presidente Jamil Mahuad. Mas Gutiérrez, de 48 anos, não chegou ao poder por meio do golpe, mas como vencedor das eleições democráticas de novembro de 2002, após obter 54,33% dos votos.

Membro de uma família de militares, Gutiérrez nasceu na cidade equatoriana de Tena em 23 de março de 1957, ingressou na carreira militar chegando ao posto de coronel com uma brilhante folha de serviço.

Após o golpe de janeiro de 2000 contra Mahuad, que terminou com os militares entregando o poder ao então vice-presidente Gustavo Noboa, Gutiérrez ficou preso por 5 meses até ser anistiado pelo Congresso. Ao sair da prisão, o militar populista fundou seu próprio Partido Sociedade Patriótica 21 de Janeiro, com o qual disputou as eleições de 2002, apoiado pelos indígenas. Ele é casado com a deputada Ximena Bohórquez e tem duas filhas.