Título: Manifestantes chamam Lula de 'traidor' e atacam Aécio
Autor: Eduardo Kattah
Fonte: O Estado de São Paulo, 22/04/2005, Nacional, p. A4

Como presidente não foi à comemoração em Ouro Preto, grupo tentou entregar medalha 'de mérito à traição' ao ministro Palocci

Os governos federal e de Minas foram alvos de protestos ontem, durante a solenidade de comemoração da Inconfidência Mineira, em Ouro Preto. Os ataques mais contundentes foram dirigidos ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que não compareceu à cerimônia. Alguns manifestantes chegaram a chamá-lo de "traidor". Sindicalistas e representantes da Liga Operária levaram faixas e bandeiras. "Com Lula, Palocci e Zé Dirceu, outro Brasil é impossível", dizia uma faixa da Força Sindical. "Com o governo FMI-Lula, a derrama é cada vez maior", afirmava outra, da Liga Operária, numa alusão à revolta dos inconfidentes, em 1792, contra a taxação do ouro extraído em Minas.

Na ausência do presidente, o ministro da Fazenda, Antonio Palocci tornou-se alvo dos manifestantes. Ao final da cerimônia, a professora Liliane Morais, de 26 anos, que se apresentou como militante da Liga Operária, tentou entregar ao ministro a "Medalha companheiro Joaquim Silvério dos Reis (o traidor da Inconfidência Mineira), de Mérito à Traição".

Liliane conseguiu chegar perto de Palocci, mas foi contida pelos seguranças. "Esse governo é a favor do FMI, que representa o imperialismo americano", gritou ela, ao ser impedida de entregar a medalha, perfurada no centro e com o símbolo do dólar, que tinha sido confeccionada para ser entregue a Lula.

DÉFICIT ZERO

O governador de Minas, Aécio Neves, que presidiu a cerimônia, também não escapou dos protestos.

O Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação estendeu uma faixa atacando a principal propaganda de gestão administrativa do governo estadual mineiro: "Déficit Zero x Investimentos - cortando o direito dos cidadãos, é fácil economizar."

Aécio enfrentou dificuldade de discursar, por causa do barulho provocado pelos manifestantes. Durante solenidade, integrantes da Liga Operária entraram em confronto com alguns militantes do PSDB, que vestiam camisetas e carregavam bandeiras do partido. A PM precisou intervir.