Título: Para Dirceu, Alca continua nos planos
Autor: Paulo Sotero
Fonte: O Estado de São Paulo, 23/04/2005, Nacional, p. A5

WASHINGTON - Dois dias antes de o presidente Luiz Inácio Lula da Silva ter afirmado, na última quarta-feira, que a Área de Livre Comércio das Américas (Alca) está "fora da agenda" do Brasil, altos funcionários e empresários da Flórida que visitaram o País esta semana, para promover Miami como sede do futuro acordo, ouviram exatamente o oposto do ministro-chefe da Casa Civil, José Dirceu. Segundo relatos de membros da comitiva, Dirceu enfatizou a importância que o governo petista dá à Alca, vista como veículo para aumentar as exportações brasileiras, particularmente para os Estados Unidos.

De acordo com essas fontes, o ministro mostrou-se insatisfeito também com o andamento das negociações sobre a área de livre comércio, que estão travadas desde fevereiro do ano passado. Numa avaliação que foi interpretada por alguns dos presentes ao encontro como uma crítica extensiva ao Itamaraty, Dirceu afirmou que tanto o Brasil como os Estados Unidos precisam começar a mostrar mais resultados do que mostraram até agora, na condição de co-presidentes da Alca.

"O ministro Dirceu nos reafirmou os comentários que fez publicamente depois de seu recente encontro com a secretária de Estado americana, Condoleezza Rice, em Washington, sobre a importância da Alca", disse ao Estado Jorge Arrizurieta, presidente do grupo Flórida FTAA, que é a sigla da Alca em inglês (são as iniciais de Free Trade Area Agreement). "Ele nos assegurou que a Alca será um dos temas prioritários dos encontros com a secretária de Estado, na visita que ela fará a Brasília na terça-feira".

OTIMISTA

Satisfeito com a nota de esclarecimento de Lula, divulgada ontem pelo Itamaraty, Arrizurieta disse que achou Dirceu "cautelosamente otimista" sobre o avanço das negociações da Alca. "O que ele nos disse é que o Brasil, como nação, precisa continuar a exportar para mudar de patamar e precisa aumentar as exportações especialmente para os EUA", contou Arrizurieta. "Ele também foi claro em que os nossos dois países precisam começar a melhorar seu desempenho como co-presidentes das negociações".

De acordo com um segundo relato sobre o encontro, o ministro disse que "o Brasil precisa multiplicar por quatro suas exportações para os EUA e foi crítico em relação à maneira como o País vem conduzindo sua política comercial".

O interesse de Dirceu pela Alca e seu envolvimento crescente em questões normalmente tratadas pelo Itamaraty, como a viagem de preparação à visita de Condoleezza Rice a Brasília, tornam-se mais evidentes no momento em que a política externa do País exibe fracassos e é alvo de fortes críticas.