Título: Para Ottomar, Lula cede a interesse externo
Autor: Vasconcelo Quadros
Fonte: O Estado de São Paulo, 23/04/2005, Nacional, p. A8

OUTRA: O governador Ottomar Pinto acha que a homologação da Raposa Serra do Sol fortalece uma tese genérica, mas que domina o debate em Roraima: a de que Lula se curvou à proposta de criação de um Estado indígena entre os países amazônicos, atendendo a interesses de grupos econômicos americanos, ingleses e canadenses e ONGs internacionais - entre elas a que é dirigida pelo príncipe Charles - para dificultar o povoamento e integração da América Latina. "A decisão fere os interesses nacionais, esteriliza áreas estratégicas de fronteira e cria um arco de vazio demográfico", diz Ottomar.

Ele afirma estar cada vez mais convencido de que a intenção é criar uma extensão territorial entre o Brasil e países vizinhos como patrimônio da humanidade, formando um escudo geográfico numa região riquíssima de minérios estratégicos.

Estudos do governo de Roraima mostram, por exemplo, que no subsolo da Raposa Serra do Sol há um verdadeiro tesouro. As minas de ouro - o maior veio do mundo em quantidade -, diamantes, minerais radioativos e úteis para as indústrias bélicas e de informática (nióbio, molibdênio, tântalo e titânio), formam uma das maiores penínsulas minerais do planeta. Há ainda em abundância cassiterita, cobre, calcário e fosfato.

O governador diz que as reservas indígenas, ambientais e das Forças Armadas, ambas da União, deixam apenas 7% das terras de Roraima - parte alagadas - sob o controle do Estado.