Título: Berlusconi deve anunciar hoje o 60.º governo do pós-guerra
Autor: DPA, AP e Reuters
Fonte: O Estado de São Paulo, 23/04/2005, Internacional, p. A13

ROMA - Depois de consultas na quinta-feira com os líderes dos partidos políticos, o presidente da Itália, Carlo Azeglio Ciampi, encarregou ontem o primeiro-ministro Silvio Berlusconi de formar um novo governo, apenas dois dias depois de ele ter renunciado por causa de divergências em sua coalizão de centro-direita. Será o 60.º governo italiano do pós-guerra. Na saída do encontro com Ciampi, Berlusconi declarou que os membros do novo Ministério podem prestar juramento ainda hoje e se submeter na semana que vem ao voto de confirmação do Parlamento. Seu objetivo é permanecer no poder até meados de 2006, quando está prevista a eleição parlamentar. Ele mencionou como objetivos do próximo governo a ajuda às famílias mais pobres e às regiões menos desenvolvidas no sul do país - exigência de alguns de seus aliados.

As novidades no gabinete não serão substanciais. O próprio Berlusconi tem dito que não fará muitas mudanças e a imprensa italiana especula que apenas alguns ministros serão substituídos. O maior contencioso é o Ministério das Reformas, até então em mãos da Liga Norte, que enviou ao Parlamento uma lei dando mais poder às regiões italianas.

Esse projeto é criticado por outros dois aliados de Berlusconi, a União Democrata-Cristã e a Aliança Nacional, cujos líderes se queixam de que Berlusconi atribui poder demais à Liga Norte.

A crise no governo foi desencadeada pela derrota dos partidos da coalizão nas eleições regionais do dia 3 e 4, quando o governo perdeu em 12 das 14 regiões em disputa.

A oposição de centro-esquerda vinha insistindo na antecipação da eleição, argumentando que o governo não enfrentou até agora a crise econômica.