Título: Bento XVI pede apoio aos cardeais
Autor: José Maria Mayrink
Fonte: O Estado de São Paulo, 23/04/2005, Vida&, p. A15

CIDADE DO VATICANO - Os 114 cardeais que elegeram Bento XVI agora terão de ajudá-lo a governar a Igreja. O papa pediu a seus eleitores, durante audiência, às 11 horas de ontem na Sala Clementina, que lhe dêem força para cumprir a missão que lhe confiaram. Além dos eleitores, estiveram na audiência os cardeais octogenários, que não participaram do conclave. "Não deixem jamais faltar o seu apoio", disse Bento XVI, depois de agradecer a confiança que o colégio cardinalício depositou nele, ao escolhê-lo para ser o bispo de Roma e pastor da Igreja.

"Esse ato de confiança representa um encorajamento para empreender essa missão com mais serenidade... pois estou persuadido de que posso contar com sua generosa colaboração", disse o papa.

O cardeal italiano Angelo Sodano, secretário de Estado da Santa Sé, que foi confirmado no cargo anteontem por Bento XVI, falou em nome dos cardeais. "Cumprimos rapidamente o nosso primeiro dever (que é eleger o papa) e agora estamos aqui para lhe dizer, Santo Padre, que nos empenhamos a desempenhar também nosso segundo mandato, que é colaborar com o seu ministério pastoral."

BÊNÇÃO

Depois dos discursos, Bento XVI deu a bênção aos cardeais e cumprimentou um por um, sentado numa poltrona. Em fila, os cardeais se aproximavam, beijavam a mão do papa e trocavam algumas palavras com ele. Foram destinados apenas uns 30 segundos para cada um deles, mas os cumprimentos levaram uma hora.

"Falei que fiquei feliz com a eleição do cardeal Ratzinger e depois pedi que, como papa, ele abençoasse o Brasil, nossa arquidiocese de Belo Horizonte e nosso arcebispo emérito, d. João Rezende Costa, de 94 anos", disse o cardeal mineiro d. Serafim Fernandes Araújo.

Bento XVI se levantou várias vezes da poltrona para abraçar os cardeais mais idosos ou com dificuldade de locomoção. O polonês Andrzej Deskur, de 81 anos, foi ao Vaticano numa cadeira de rodas. Outros, como o cardeal Bernardin Gantin, de 82 anos, ex-prefeito da Congregação para os Bispos, usava bengala e era amparado por um padre.

AUDIÊNCIA

Às 11 horas de hoje, o papa receberá em audiência os jornalistas credenciados para a cobertura de sua eleição e de sua posse. A Sala de Imprensa da Santa Sé avisou que se trata de uma audiência e não de entrevista coletiva - o que significa que só Bento XVI falará, em princípio sem espaço para perguntas. Na manhã de segunda-feira, o papa Ratzinger receberá seus compatriotas, os peregrinos alemães.

A cerimônia de posse - ou inauguração do pontificado, correspondente ao que até Paulo VI se chamava coroação do papa - será às 10 horas de amanhã. Bento XVI receberá o pálio (uma espécie de estola) e o anel do pescador durante missa solene no sagrato (área externa, junto à entrada) da Basílica de São Pedro.