Título: Ministro representará Lula
Autor: Tânia Monteiro
Fonte: O Estado de São Paulo, 23/04/2005, Vida&, p. A16

BRASÍLIA - O ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus Ananias, foi designado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para ser o representante do governo brasileiro na missa de celebração do início do pontificado de Bento XVI, na Cidade do Vaticano, amanhã. Patrus Ananias foi escolhido pelo presidente Lula para representá-lo na cerimônia, principalmente pela sua forte ligação com a Igreja Católica. O ministro do Desenvolvimento Social embarcou ontem à noite para Roma. Além do ministro Patrus Ananias, integrarão a comitiva oficial brasileira a sua esposa, Vera Maria Neves Ananias, e a embaixadora do Brasil no Vaticano, Vera Lúcia Barrouin Machado.

Católico fervoroso, Patrus Ananias tem uma ligação muito forte com os movimentos da Igreja e, em muitos de seus discursos, cita encíclicas e falas de João XXIII.

Quando da morte do papa João Paulo II, o presidente Lula fez questão de comparecer aos funerais. Na ocasião, convidou os ex-presidentes Fernando Henrique Cardoso e José Sarney para participarem das cerimônias, que se juntaram ao embaixador do Brasil na Itália, também ex-presidente, Itamar Franco. Lula convidou ainda para acompanhá-lo na viagem os presidentes da Câmara, Severino Cavalcanti, do Senado, Renan Calheiros, e do Supremo Tribunal Federal, Nelson Jobim.