Título: Vacinação antigripe começa na segunda
Autor: Adriana Dias Lopes
Fonte: O Estado de São Paulo, 23/04/2005, Vida&, p. A18

Começa na segunda-feira a 7.ª campanha anual de vacinação antigripe do Ministério da Saúde. A idéia é imunizar 10,6 milhões de pessoas no País com mais de 60 anos. O número representa 70% da população nessa faixa etária. A divulgação contou com pesado investimento: R$ 5 milhões só para publicidade. Parte do empenho é justificado pela baixa adesão nos anos anteriores. "Em 2001 e 2002, chegou a 60%", lembra Helena Sato, da Secretaria de Estado da Saúde. Na época, pesquisa de opinião feita pelo governo identificou o motivo: preconceito. "Muitos disseram que a vacina dá reações ou que pegam gripe com ela", diz Helena. A primeira afirmação é verdadeira. "De 5% a 10% das pessoas têm reações com a vacina", calcula Helena. Mas, de acordo com o infectologista Paulo Olzon, professor de clínica médica de Unifesp, os sintomas pós-vacina são de uma "falsa gripe". "Eles vêm do estímulo dos glóbulos brancos", explica o médico.

A função da vacina é estimular os glóbulos brancos, os responsáveis pela defesa do organismo contra vírus, bactérias, protozoários, etc. Para matá-los, o glóbulo branco provoca uma explosão de oxidação (ele usa o oxigênio para lesionar o microorganismo). "Em alguns, a explosão dá tosse, dor no corpo e até febre. São sinais parecidos com os da gripe", explica o infectologista. "Não existe a possibilidade de ser a doença. A vacina da gripe é feita por partículas do vírus que apenas conseguem estimular o sistema imunológico."

Outro obstáculo para a adesão às campanhas é o fato de a gripe ser subestimada pela população. "Muitos confundem a doença com resfriado", analisa Helena. O resfriado, mais comum e fraco que a gripe, é causado por mais de 200 tipos de vírus. Na maioria das vezes, provoca só infecção nas vias respiratórias superiores (laringe e traquéia), com sinais de espirros, coriza e dor de cabeça.

Já a gripe é provocada pelo vírus influenza. Potente, ele pode atacar também o sistema digestivo e o pulmão. "Ele deprime a imunidade do corpo todo", conta Olzon. Para se ter idéia da força do influenza, a vacina faz com que o organismo aumente a capacidade de proteção em até 40% contra ele. Contra as complicações causadas por ele, como pneumonia, em até 80%. Outra característica do influenza é sua capacidade de mutação. As campanhas de vacinação são anuais porque a cada ano as doses são atualizadas. A Organização Mundial da Saúde (OMS) é responsável pela aprovação anual das vacinas.

A gripe é uma das doenças infecciosas que mais preocupam as autoridades sanitárias. "Não se sabe exatamente como o vírus chega e como e onde deixa de atacar", diz Helena. "A rede de vigilância mundial prevê que a periodicidade mas provável seja de 40 anos." A última pandemia foi a Gripe de Hong Kong, em 1968.

A campanha vai até o dia 6. Ela é gratuita para os considerados grupos de risco. Além de quem tem mais de 60, fazem parte deles aqueles com doenças crônicas: diabete, cardiopatias, hepatite, aids. A contra-indicação é para quem é alérgico à proteína do ovo, já que a a partícula da vacina é cultivada no ovo da galinha.