Título: Tecnologia vira sonho de consumo
Autor: Vera Dantas
Fonte: O Estado de São Paulo, 24/04/2005, Economia, p. B9

Produtos como um refrigerador com TV de cristal líquido embutido na porta ou um aspirador robô que se move sozinho pela casa, sonhos de consumo da classe média alta, são cada vez mais estratégicos nos lançamentos da indústria de eletrodomésticos. Com tecnologia de ponta e muitas vezes preços estratosféricos, eles incorporam valor e prestígio às marcas e em exposição no varejo atraem consumidores para as lojas. Uma lavadora e secadora que libera íons de prata para eliminar bactérias, por exemplo, produto da Samsung lançado na Coréia que deve chegar no Brasil no segundo semestre, mostra o investimento da empresa em lançamentos de alto valor agregado.

Além da lavadora, a empresa tem refrigeradores, purificadores e aparelhos de ar-condicionado com a mesma tecnologia, na linha denominada Silver Nano. O projeto, desenvolvido por 30 pesquisadores, demorou três anos para ser concluído e é voltado ao público preocupado com saúde e meio ambiente.

A idéia é desodorizar e desinfetar superfícies que entram em contato com a pele e alimentos. "Testamos os produtos aqui e o interesse do consumidor foi muito grande", diz o vice-presidente da Samsung no Brasil, José Roberto Campos. Mesmo o custo estimado da lavadora, entre R$ 15 mil e R$ 20 mil, não deve ser uma barreira para vendas, na sua avaliação. "A tecnologia incorporada é muito grande e o consumidor percebe o benefício do produto."

A Samsung investiu no ano passado US$ 3,3 bilhões, quase 6% de seu faturamento, em seus centros de pesquisa na Coréia, EUA e Inglaterra. No Brasil, os centros em Manaus e Campinas estão mais voltados à adaptação de produtos que vêm de fora.

Eletroeletrônicos já conhecidos, como a TV de projeção, voltam a ter destaque com a evolução da tecnologia. É o caso do DLP, um televisor de projeção com um chip com 921 mil microespelhos que refletem uma luz controlada digitalmente, fornecendo uma imagem de alta definição. O aparelho tem o peso de uma TV de 21 polegadas e é o grande concorrente das tecnologias de plasma e cristal líquido (LCD), só que mais barata.

A LG fechou seu foco no mercado top de eletrodomésticos e eletroeletrônicos. "O plano estratégico da marca é ser líder na América Latina no segmento premium, com lançamentos quase simultâneos na Coréia e no Brasil", diz o vice-presidente de Marketing da LG Brasil, Eduardo Toni.

Como exemplo de produto de ponta, ele cita um monitor de LCD com DVD, que agrega dois produtos num só aparelho, que será lançado em maio na Coréia e em agosto no Brasil. A convergência de tecnologias, tendência de mercado e característica marcante nos produtos sofisticados, é cada vez mais buscada pelas indústrias para conquistar o consumidor. No mês que vem, a LG coloca nas lojas um refrigerador com tela de LCD de 15 polegadas acoplada e um filtro de água na porta. "Juntamos a geladeira com um televisor e a campanha que pretendemos fazer é justamente mostrar que por trás de tudo está a convergência tecnológica."

O preço do refrigerador deve ficar em torno de R$ 20 mil, mas ele está convencido de que há mercado para produtos premium. A expectativa é vender cerca de 3 mil refrigeradores este ano, incluindo dois outros modelos, um pouco mais baratos, de R$ 15 mil e R$ 16,5 mil, sem a tela de LCD.

Produtos de linha branca estão com vendas em ascensão no mercado brasileiro. Um levantamento da Eletros, que representa os fabricantes de eletroeletrônicos, mostra que no ano passado as vendas de refrigeradores cresceram 20% em relação ao ano anterior. Foram 3,6 milhões de unidades vendidas. Quase a metade da venda de televisores, que foi de 7,3 milhões de aparelhos em 2004, 33% a mais do que em 2003.

No disputado mercado de TVs, as telas amplas e fininhas, de plasma e cristal líquido, são as que mais avançam em tecnologia e atraem o consumidor de alta renda. A Philips, por exemplo, lançou há cerca de três meses um televisor com um recurso denominado Ambilight, que produz iluminação de fundo, de acordo com os sinais de transmissão em tempo real, que converge com a imagem veiculada na tela. Ao mostrar um barco no oceano, por exemplo, a televisão com Ambilight projeta uma luz azul lateral para ampliar a visão de quem assiste a cena. Quando a imagem muda para a terra, a luz de fundo se altera. Em cristal líquido e plasma, os preços variam de R$ 15 mil a R$ 37 mil e, claro, têm como alvo o público A. "É para um nicho de mercado com renda acima de R$ 8 mil que gosta e investe muito em alta tecnologia de entretenimento em casa", diz o gerente de produtos da Philips, Caio Catto.

É o mesmo consumidor que pode comprar o trilobite, aspirador robô da Electrolux. Guiado por ultrassom, ele limpa a casa sozinho e desvia de barreiras. Seu preço: quase R$ 7 mil. Um aspirador comum não passa de R$ 500.