Título: 300 acampam para exigir libertação de 5 sem-terra
Autor: Ricardo Rodrigues
Fonte: O Estado de São Paulo, 28/04/2005, Nacional, p. A11

Cerca de 300 trabalhadores rurais, ligados ao Movimento dos Sem-Terra (MST), acamparam ontem à tarde no acostamento da BR-104, em frente ao portão principal de acesso ao sistema penitenciário de Maceió. Eles estão dispostos a permanecer no local até que os cinco líderes do MST de Alagoas sejam libertados. Os cinco coordenadores do movimento foram presos na terça-feira quando compareceram à sede da Superintendência da Polícia Federal em Alagoas para prestar depoimento. A prisão preventiva foi decretada pelo juiz federal André Carvalho Monteiro, a pedido do delegado da PF, Fernando Castro, que comanda as investigações sobre ações violentas praticadas pelos sem-terra em março em Maceió. Os líderes do MST comandaram a invasão ao prédio da superintendência do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e ao armazém da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

O advogado do MST, Daniel Nunes Pereira, disse que ainda está em dúvida se entra com o pedido de relaxamento de prisão ou se impetra um habeas-corpus para soltar os líderes do movimento. Se for para entrar com um habeas-corpus o advogado disse que terá de viajar até Recife, onde fica a sede do Tribunal Regional Federal da 5.ª Região. Já o pedido de relaxamento de prisão pode ser feito no Fórum da Justiça Federal, em Maceió.

"Enquanto há bandidos de colarinho branco soltos por aí, a polícia prende quem luta para acabar com a fome do País", afirmou José Santino, que faz parte da coordenação do MST em Alagoas. Ele disse que vem recebendo solidariedade de vários movimentos sociais de Alagoas e outros Estados. "Estamos organizando várias manifestações com outros movimentos em protesto contra essas prisões arbitrárias", afirmou Santino.

As duas mulheres presas - Josivânia Maria da Silva e Maria do Ó dos Santos - estão recolhidas no presídio feminino Santa Luzia. Já José Roberto Alves da Silva, Hercílio Leandro da Silva e José Carlos da Silva estão preso no presídio Cyridião Durval. Os cinco respondem a dois inquéritos policiais, acusados de vários crimes: depredação do patrimônio público, incêndio de viatura federal, constrangimento ilegal, saque e formação de quadrilha.

OUTROS PRESOS

Em Arapiraca, a 157 quilômetros de Maceió, seis integrantes do MST estão presos, acusados de saquear, no início da semana passada, um caminhão de alimentos. Hoje pela manhã, naquela cidade, um grupo de sem-terra fez uma manifestação em frente ao Fórum da Justiça Estadual.

Eles protestam contra a decisão da Justiça de negar que os presos respondam em liberdade por acusações de saque e formação de quadrilha.