Título: Iraque define seu novo governo
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 28/04/2005, Internacional, p. A12

O primeiro-ministro designado do Iraque, Ibrahim al-Jaafari, da coalizão xiita Aliança Unida Iraquiana, vencedora das eleições de janeiro, entregou ontem oficialmente sua proposta de gabinete ao presidente Jalal Talabani. A expectativa é que o Conselho Presidencial, integrado por Talabani e dois vices, encaminhe ainda hoje a lista com os nomes para a Assembléia Nacional, marcando uma nova fase no processo de normalização institucional no Iraque. Os 32 cargos serão distribuídos entre a Aliança Unida Iraquiana (17 ministros), a Aliança Curda (8), políticos árabes sunitas (6) e a minoria cristã (1).

O gabinete terá de ser aprovado pela Assembléia, mas provavelmente não obterá apoio unânime. Jaafari não chegou a um acordo com o primeiro-ministro interino, Iyad Allawi, da Lista Iraquiana, que ficará de fora. Allawi exigia quatro ministérios e um cargo de vice-primeiro-ministro.

Jaafari não divulgou, porém, os nomes que ocuparão os cargos e os analistas políticos especulam que a definição sobre o governo ainda pode sofrer novo adiamento, já que há fortes divergências sobre a destinação das pastas mais importantes. Os sunitas queriam pelo menos 7 ministérios e exigem alguns dos mais importantes. A questão é delicada. Jaafari precisa contentar a comunidade sunita, pois quer que seus líderes convençam os grupos rebeldes a pôr fim à escalada de ataques às forças de ocupação e ao governo.

Ontem, militantes invadiram a casa da deputada Lamia Khadouri al-Sagri, eleita em janeiro para a Assembléia Nacional pela Lista Iraquiana. Lamia foi assassinada ao abrir a porta de sua casa.

É a primeira parlamentar iraquiana morta pelos rebeldes, que ontem também feriram o general Jihad Luaibi, encarregado da defesa civil no Ministério do Interior,quando viajava em comboio em Bagdá. Ontem também, o clérigo xiita Qassem Abdul Majid foi assassinado na cidade sagrada de Najaf, ao sul de Bagdá.

Soldados americanos realizaram uma ofensiva em Ramadi para prender o extremista jordaniano Abu Musab Al-Zarqawi, depois de terem obtido informações de que ele estaria no hospital local. Os militares invadiram o hospital. Médicos se queixaram de que as tropas destruíram material e maltrataram empregados.

O governo interino iraquiano ofereceu ontem o equivalente a US$ 1 milhão de recompensa pela captura de Abdul Baqi Abdul al-Sadoun, ex-alto funcionário do governo de Saddam, acusado de financiar e recrutar estrangeiros para lançar atentados no Iraque.