Título: Putin inicia visita histórica a Israel
Autor: Reuters e AP
Fonte: O Estado de São Paulo, 28/04/2005, Internacional, p. A13

Vladimir Putin tornou-se ontem o primeiro líder russo (incluindo o período soviético) a visitar o Estado de Israel, cuja fundação a União Soviética foi um dos primeiros países a reconhecer. Provavelmente para não causar embaraços a Putin, ontem uma corte russa adiou o anúncio da sentença para o bilionário russo Mikhail Khodorkovsky, um magnata judeu acusado de fraude e evasão fiscal, num processo com forte caráter político. O julgamento foi adiado para 16 de maio. Vindo do Egito, onde iniciou um tour por países do Oriente Médio, o presidente russo foi recebido no Aeroporto Ben Gurion pelo vice-primeiro-ministro Ehud Olmert e hoje se reunirá com o primeiro-ministro Ariel Sharon e o presidente Moshe Katsav. Amanhã Putin se encontrará em Ramallah, na Cisjordânia, com o presidente da Autoridade Palestina (AP), Mahmud Abbas.

No Cairo, Putin se reuniu com o presidente egípcio, Hosni Mubarak, e propôs a realização de uma conferência internacional de paz para o Oriente Médio em Moscou, antes do fim do ano. Bem recebida pelo Egito e pela Autoridade Palestina, a sugestão foi rechaçada pelos EUA e por Sharon.

"Só estamos dispostos a aceitar a mediação dos EUA, mas não de outros países", afirmou o líder israelense. O porta-voz do Departamento de Estado dos EUA, Scott McClellan, disse que ainda não é o momento apropriado para uma conferência. No Cairo, Putin também pediu que Washington fixe um calendário e condições para a retirada das tropas estrangeiras do Iraque.

A União Soviética apoiou a criação do Estado de Israel e pretendia ter forte influência sobre o país, já que judeus russos socialistas estavam entre os líderes do movimento sionista. Mas as relações bilaterais logo se deterioraram nos anos da guerra fria e Israel se aliou pouco a pouco aos EUA.