Título: BB é o que cobra taxa menor de aposentado
Autor: Gustavo Freire
Fonte: O Estado de São Paulo, 28/04/2005, Economia, p. B7

O Banco do Brasil é o que cobra juros mais baixos na concessão de crédito com desconto em folha para aposentados: 1,5%, para empréstimos com prazo de dois a seis meses. No entanto, a instituição cobra taxa de 3,5% para abertura do crédito, que não é exigida pela maior parte dos concorrentes. A taxa mais cara é a da Sul Financeira S.A, 3,99% ao mês independentemente do prazo de pagamento, que pode ir até 36 meses. Esse é o resultado de um levantamento feito pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) com 15 dos 20 bancos com os quais tem convênio. Cinco ainda não responderam à consulta - Caixa Econômica Federal, BVA, Matone, Pine e Santander/Banespa. O INSS tomou a iniciativa de divulgar as taxas para os segurados depois de denúncias de aposentados de que os juros cobrados nos financiamentos eram diferenciados em uma mesma instituição financeira. Segundo as denúncias, o mesmo banco cobrava taxa diferente para empréstimos de igual prazo e valor e essa diferença era explicada pela capacidade de negociação do beneficiário ou pela incidência de taxas extras, não informadas na assinatura do contrato.

De acordo com o INSS isso não pode ocorrer e a melhor maneira de coibir os abusos é a divulgação das condições do financiamento. A Previdência Social informa que o ministro Romero Jucá estuda a possibilidade de ampliação do limite de 30% do comprometimento da renda com o pagamento da parcela do empréstimo, fixado em lei.

Com a divulgação da lista dos bancos conveniados e as taxas praticadas nos empréstimos, o INSS espera estimular a concorrência para que o sistema financeiro baixe ainda mais os juros. O instituto alerta, ainda, que os beneficiários dos empréstimos devem ir pessoalmente negociar o financiamento, sem aceitar intermediários, em qualquer instituição que tenha convênio com o INSS, não precisando se submeter à taxa do banco onde recebe o benefício.

A relação dos bancos e as taxas de juros cobradas podem ser vistos na página da Previdência Social na internet (www.mpas.gov.br).