Título: Macuxis libertam federais em RR
Autor: Vasconcelo Quadros
Fonte: O Estado de São Paulo, 01/05/2005, Nacional, p. A12

BOA VISTA - Terminou às 10 horas de ontem, no Aeroporto de Boa Vista (RR), o seqüestro dos quatro policiais federais que eram mantidos como reféns há nove dias pelos índios Macuxi na Comunidade de Flexal, uma aldeia a 360 quilômetros da capital, na Reserva Raposa Serra do Sol. Os quatro desceram de um helicóptero do Exército e foram entregues pelos caciques Lauro Barbosa e Altevir de Souza ao governador Ottomar Pinto (PTB) e ao superintendente da Polícia Federal, José Francisco Mallmann, os dois negociadores. A participação do governador nas negociações era a última tentativa de evitar a invasão à aldeia pelo grupo de choque da polícia. O desfecho foi um alívio para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, uma saída honrosa para os índios e uma vitória política do governador Ottomar Pinto, que sai fortalecido do episódio e com mais cacife para negociar o pacote de compensações do governo para Roraima. "Os índios conseguiram chamar a atenção e mostraram a indignação com a homologação", disse o governador. Ele estava em Belém anteontem à noite quando o ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos pediu, por telefone, que ele intercedesse.

O governador conversou por telefone com o cacique Lauro Barbosa, que condicionou a libertação dos policiais à garantia de que nenhum índio seria preso. Ao chegar, o delegado Alex Sandro Biegas e os policiais Ivan Caldas, Alexandre Sauskti e Narciso Friedrich disseram que estavam bem e que não sofreram maus tratos. Foram encaminhados à sede da Polícia Federal para serem examinados e ontem mesmo seguiram para suas casas, em Cuiabá (MT).

O delegado José Francisco Mallmann comemorou o final feliz. "É a chegada da paz na região", afirmou. O ministro Márcio Thomaz Bastos telefonou para Mallmann parabenizando-o pelo resultado. "Espero que seja o ponto de partida para um trabalho de cooperação entre as esferas federativas", disse o ministro. Os índios Macuxi e uma comissão designada pelo governo federal iniciam hoje a negociação para efetivar a implantação de um programa de medidas dentro da Raposa Serra do Sol e para Roraima.