Título: Berzoini rebate críticas e lembra privatizações
Autor: Sheila D'Amorim
Fonte: O Estado de São Paulo, 05/05/2005, Nacional, p. A6

O governo rebateu de imediato as críticas do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso à taxa de juros elevada e à política de geração de emprego durante as comemorações dos cinco anos da LRF. O ministro do Trabalho, Ricardo Berzoini, mostrou números que comprovam que a média mensal de empregos formais criados no governo Lula, da ordem de 91 mil, é equivalente à média anual de geração de empregos do governo FHC, 99 mil por ano. "O governo dele (FHC) foi altamente desempregador e ele deveria consultar seus ex-ministros para se atualizar sobre as estatísticas do mercado de trabalho". Berzoini também atacou as posições do ex-presidente em relação aos juros. Segundo ele, a taxa média de juros hoje é muito menor que a praticada no governo anterior.

Segundo o ministro, FHC deveria se envergonhar de ter, durante seus dois mandatos, queimado patrimônio do povo brasileiro ao privatizar as estatais.

O presidente nacional do PT, José Genoino, afirmou ontem, em entrevista ao Portal do PT, que a LRF é uma conquista da sociedade e não deve se transformar em marketing eleitoral. A afirmação é uma resposta a declarações feitas por tucanos na festa da LRF.