Título: Paquistão detém n.º 3 da Al-Qaeda
Autor: AP, Reuters e AFP
Fonte: O Estado de São Paulo, 05/05/2005, Internacional, p. A11

As forças de segurança do Paquistão, com a ajuda da inteligência americana, prenderam um importante dirigente da Al-Qaeda, considerado o terceiro na linha de comando depois de Osama bin Laden e Ayman al-Zawahiri. Em Washington, o presidente americano, George W. Bush, saudou a captura de Abu Farraj al-Libbi como "uma importante vitória" na batalha contra a Al-Qaeda e funcionários do governo disseram que este foi o maior golpe contra a rede terrorista em mais de dois anos (ver quadro).

A prisão do líbio Al-Libbi, que também era procurado por duas tentativas de assassinato contra o presidente paquistanês, Pervez Musharraf, é vista como muito significativa nos EUA por causa de seu suposto controle das atividades diárias da Al-Qaeda.

"Al-Libbi era um comandante de primeiro nível para Bin Laden, um dos principais organizadores da Al-Qaeda. Sua detenção elimina um perigoso inimigo, uma ameaça direta para os EUA e todos que amam a liberdade", disse Bush, que felicitou o governo paquistanês por sua eficaz cooperação na guerra contra o terrorismo.

O ministro da Informação do Paquistão, Rashid Ahmed, disse que "essa prisão nos dá um monte de pistas e só posso dizer que nossos serviços de segurança estão no caminho certo", referindo-se à busca por Bin Laden.

Segundo fontes do serviço de segurança paquistanês, Al-Libbi e outros dez militantes foram presos na segunda-feira durante uma operação em Mardan, na zona tribal do noroeste do Paquistão (região do Waziristão), na fronteira com o Afeganistão (ver mapa).

Em uma fotografia divulgada pelo governo de Islamabad Al-Libbi aparece abatido, barbado e com manchas no rosto, aparentemente vitiligo, contrastando com uma anterior na qual ele parece mais saudável e usando terno.

O ministro do Interior do Paquistão, Aftab Khan Sherpao, disse que os EUA ofereciam uma recompensa de US$ 10 milhões para informações que levassem a sua prisão. Sherpao disse que era muito cedo para dizer se o militante será entregue aos EUA, destacando que há importantes acusações contra ele no Paquistão. Ele pode pegar a pena de morte se condenado no Paquistão. A maior parte dos militantes da Al-Qaeda detidos no Paquistão desde os atentados de 11 de setembro de 2001 foi discretamente entregue aos EUA.

Funcionários americanos acreditam que Al-Libbi possa saber o paradeiro de Bin Laden, já que era responsável pela entrega de mensagens, vídeos e áudios do terrorista. Al-Libbi se tornou o n.º 3 da Al-Qaeda após a captura em março de 2003 de Khalid Sheikh Mohammed, que supostamente organizou os ataques do 11 de Setembro.