Título: 'Operação urbana paga 100%'
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 05/05/2005, Metrópole, p. C3

Em respostas enviadas por escrito ao Estado, assessores da Emurb na gestão de Marta Suplicy (PT) informaram que 100% do projeto dos túneis da Rebouças será pago pela Operação Faria Lima, desde que a atual gestão se esforce para vender títulos em troca de licença para construir mais. Quanto afinal custou a obra?

Na data-base julho de 2002, R$ 256 milhões. Atualizando os valores para julho de 2004, chega-se a R$ 316 milhões. Isso é cerca de 40% a mais que o originalmente licitado porque o sistema construtivo mudou. Foi necessário aprofundar e aumentar a extensão para superar interferências de 32 concessionárias.

Vocês ficaram surpresos com o aumento?

A "surpresa" da equipe da Emurb talvez tenha sido diferente das "surpresas" e das razões técnicas da equipe do Rodoanel, que fez o PSDB aditar a referida obra em até 125%, ou a surpresa da equipe do Metrô, quando aditou trechos da Linha 5 (Capão Redondo-Santo Amaro) em até 90%.

Foram pagos R$ 215 milhões?

Aproximadamente. O restante tem de ser pago pela atual administração, que precisa realizar o leilão de Cepacs, autorizado pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários). Até agora, a atual administração não fez absolutamente nada para colocar os papéis no mercado.

Quanto veio dos Cepacs?

100% da verba tem origem no mecanismo da operação urbana, que vende adicional construtivo. Essa operação pode captar até R$ 404,19 milhões, que não só pagam as obras como viabilizam as complementares.

Por que fizeram túneis cruzando a Faria Lima?

Os estudos da empresa Promon/Julio Neves, que também utilizou estudos da CET, indicaram a opção de cruzamento da Faria Lima como a que daria mais velocidade média geral na região, o que correspondeu com as medições feitas no pós-obra.

Por que os túneis e não outras obras da Operação Faria Lima?

Por causa do plano de transportes da região que, além dos túneis, previa apoio para a execução das obras da Estação Faria Lima do Metrô.