Título: Procurador quer dados financeiros de Meirelles
Autor: Sheila D'Amorim e Mariângela Gallucci
Fonte: O Estado de São Paulo, 06/05/2005, Economia, p. B3

BRASÍLIA - O procurador-geral da República, Claudio Fonteles, já pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) que requisite informações sobre a vida financeira do presidente do Banco Central (BC), Henrique Meirelles. O procurador quer, por exemplo, receber dados sobre todos os contratos de câmbio, desde 1996, envolvendo Meirelles e empresas nas quais ele supostamente tem participação. As informações serão usadas no processo que pode ser aberto contra Meirelles no STF, por solicitação de Fonteles. A investigação seria por crimes contra o sistema financeiro e evasão de divisas, além de suposto crime eleitoral, cometido na campanha de 2002, quando foi eleito deputado federal pelo PSDB de Goiás.

Fonteles também pediu ao STF que requisite à Receita Federal as informações fiscais existentes desde 1996 a respeito das empresas Silvânia Empreendimentos e Participações, Silvânia One LLC e Silvânia Two LLC, todas de propriedade do presidente do BC, além de cópia de relatório da fiscalização realizada pela Receita sobre Henrique Meirelles e empresas controladas por ele. E mais a cópia de processo de autuação da empresa Boston Comercial e Participações Ltda., do Paraná, por não recolhimento de Imposto de Renda.

Se o pedido de Fonteles for aceito, o BC terá de encaminhar ao STF cópia de um processo que trata da remessa de R$ 1,37 bilhão, de origem não identificada, pela empresa Boston Comercial Participações Ltda. por meio do Banco de Boston.