Título: Ministro diz ter 'tração nas quatro rodas'
Autor: Renata Veríssimo
Fonte: O Estado de São Paulo, 06/05/2005, Economia, p. B11

BRASÍLIA - O ministro do Desenvolvimento, Luiz Fernando Furlan, comparou-se ontem a "um utilitário, com tração nas quatro rodas, que chova ou faça sol consegue resultados". Foi durante uma audiência na Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo do Senado, em resposta ao senador Antônio Carlos Magalhães (PFL-BA). ACM disse que considera Furlan "um dos ministros úteis deste governo. Os outros, não preciso nem classificar".

Furlan foi elogiado pelos parlamentares, a maior parte da oposição, ao mesmo tempo que seu colega da Integração Nacional, Ciro Gomes - que sequer estava presente -, foi duramente criticado pelos senadores das bancadas do Norte e do Nordeste. ACM comentou que Furlan, catarinense, é mais sensível com as questões do Nordeste do que o colega, que é nordestino. A atuação de Ciro Gomes também foi criticada pelo senador Jefferson Peres (PDT-AM).

Furlan saiu em defesa de Gomes. "Acho que não foi feito um comentário justo com o meu colega. Nas reuniões ministeriais, Ciro tem colocado as prioridades para as políticas regionais, principalmente para o Nordeste", disse.

Furlan também recebeu elogios do líder do PSDB no Senado, Arthur Virgílio (AM), um dos principais críticos do governo no Congresso. Segundo o senador, o governo precisa de mais ministros do porte de Furlan e com a sua sensibilidade. "O seu ministério eleva a forma de dialogar do governo com a oposição", afirmou o líder tucano, observando que o ministro recebeu o caminho "pavimentado" na área de comércio exterior, referindo-se ao governo FHC. Furlan respondeu, em tom de brincadeira, que o senador também evoluiu nos últimos três anos e concordou que teve sorte em pegar o caminho pavimentado. Destacou ainda que "um utilitário não só caminha nas estradas pavimentadas, mas também nas picadas, ajudando as empresas a se desenvolverem". Ele foi também elogiado pelo presidente da comissão, Tasso Jereissati (PSDB-CE).