Título: Governo dorme e oposição no Senado convoca Dirceu
Autor: Cida Fontes e Christiane Samarco
Fonte: O Estado de São Paulo, 06/05/2005, Nacional, p. A6

BRASÍLIA - O governo continua cochilando no Senado. Contra a vontade do Palácio do Planalto, o ministro-chefe da Casa Civil, José Dirceu, foi convocado ontem para comparecer à Comissão de Infra-Estrutura quase um mês depois de o nome do engenheiro José Fantine para a Agência Nacional de Petróleo (ANP) ter sido rejeitado. "Já estamos em estado de alerta e essa situação inspira cuidados e acompanhamento permanente", desabafou o líder do PT, senador Delcídio Amaral (MS), que não chegou a tempo de evitar mais essa derrota do governo na comissão. Delcídio não foi o único ausente. Nenhum senador do PT estava presente à votação do requerimento do senador Almeida Lima (PSDB-SE) que, desde as denúncias envolvendo o ex-assessor Waldomiro Diniz, tenta obrigar o ministro José Dirceu a comparecer ao Senado. Dessa vez, ele conseguiu com outro pretexto: o chefe da Casa Civil deve explicar à comissão a proposta em estudo na Casa Civil de transformar a Infraero em empresa de economia mista. Certo de que o ministro seria alvo de um tiroteio da oposição, o líder do governo no Senado, Aloizio Mercadante (PT-SP), entrou em ação para transformar a convocação em convite. Outra saída é pedir a Dirceu que indique outro auxiliar do governo - da Infraero ou do Ministério da Defesa - para falar sobre o tema na comissão.

Prova de que chegaram atrasados à Comissão de Infra-Estrutura para impedir que a oposição - com o apoio dos partidos aliados - aprovasse o requerimento é a lista de presença. Os senadores petistas Serys Schessarenko (MT), Roberto Saturnino (RJ) e Delcídio Amaral assinaram o documento depois que a convocação já tinha sido aprovada simbolicamente.

Apesar das investidas de Mercadante, que deflagrou um movimento no plenário para livrar Dirceu do furacão, o senador Almeida Lima continuou irredutível. Ele disse ao líder do governo que não estava disposto a alterar o teor de seu requerimento para poupar Dirceu. "Estou encarando isso como um desrespeito ao Senado. Por que o ministro não pode comparecer ao Senado?", reagiu.

Antes de cobrar uma posição de Delcídio Amaral que, segundo ele, é o responsável pelo que acontece no âmbito da Comissão de Infra-Estrutura, Mercadante foi também tirar satisfação com o presidente da comissão, senador Heráclito Fortes (PFL-PI). "Não foi certo o que você fez", cobrou o líder.

Mercadante afirmou que não há precedente de convocação de chefe da Casa Civil, nem no governo anterior. "Mercadante está mal informado", disse Heráclito explicando que a comissão se reunira normalmente e que o requerimento fora votado extra pauta.