Título: Exército ocupa o DF para proteger cúpula
Autor: Denise Chrispim Marin
Fonte: O Estado de São Paulo, 06/05/2005, Nacional, p. A8

BRASÍLIA - A partir deste fim de semana, o Brasil movimentará um contingente de 9 mil homens destacados para cuidar da segurança da Reunião de Cúpula da América do Sul e dos Países Árabes, marcada para terça e quarta-feiras. Ontem, soldados do Exército iniciaram os ensaios das operações na área próxima ao Centro de Convenções Ulysses Guimarães, onde ocorrerá a abertura do evento de maior envergadura da política externa do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. No total, devem estar em Brasília as delegações dos 11 outros países sul-americanos e dos 22 membros da Liga Árabe - a maioria liderada pelos seus chefes de Estado ou de governo. No domingo, a reunião de cúpula será precedida por uma reunião de chanceleres, no Palácio Itamaraty, que estará especialmente protegido por militares da Marinha. De acordo com a Coordenação de Segurança da reunião de cúpula, que é conduzida pelo general Orlando Pamplano, comandante da 3.ª Brigada de Infantaria Motorizada do Comando Militar do Planalto, dos 9 mil homens mobilizados, 3.250 são do Exército, 750 da Marinha, 400 da Força Aérea, 700 da Polícia Federal e da Polícia Rodoviária Federal e 3.100 da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros e Defesa Civil). Além disso, estarão mobilizados 800 agentes da Secretaria de Saúde, para o caso de emergências médicas.

Ontem, soldados do Exército usaram nos ensaios veículos blindados leves Cascavel e Urutu. Um enguiçou na saída do Centro de Convenções e ficou 15 minutos parado, à espera de conserto.

Além desses veículos, a Marinha trouxe de suas operações de vigilância na Amazônia uma lancha para patrulhar o Lago Paranoá. Trata-se de uma área sensível porque, depois da abertura do evento, as reuniões entre as autoridades dos 34 países se darão no Hotel Blue Tree, localizado em suas margens. Essa área será isolada por meio de policiamento ostensivo e velado, para os quais serão usados equipamentos eletrônicos. Helicópteros e aviões da FAB e da aviação do Exército participarão das operações.

CONTROLE

Além dessas ações, a Coordenação de Segurança investiu especialmente no controle minucioso de toda pessoa envolvida no evento, direta ou indiretamente. Estão inscritos cerca de 600 empresários e 1.000 integrantes das comitivas oficiais. Foram credenciados até mesmo os fornecedores de produtos e serviços aos dez hotéis que abrigarão os líderes das delegações dos 33 países que comparecerão ao evento.

No esquema de segurança, os momentos de maior tensão deverão ser a tarde do dia 9 de maio, quando desembarca em Brasília a maioria dos líderes, e na tarde do dia 11, quando deve partir. O espaço aéreo do Distrito Federal deverá ser fechado nesses dois momentos, o que impedirá o pouso e a decolagem de aviões comerciais e privados.