Título: André Luiz vai recorrer ao STF contra cassação
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 06/05/2005, Nacional, p. A9

BRASÍLIA - O advogado do ex-deputado André Luiz (sem partido-RJ), Michel Saliba, estuda recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF) contra a votação que cassou o mandato de seu cliente por falta de decoro parlamentar. Saliba deverá argumentar que a sessão não poderia ter sido realizada porque a pauta da Câmara está trancada por oito medidas provisórias. Na semana passada, o presidente da Casa, Severino Cavalcanti (PP-PE), adotou nova interpretação da Constituição para incluir o processo de cassação de André Luiz na pauta, antes da votação das medidas provisórias. Esta mesma interpretação permitiu a votação ontem pela Câmara dos integrantes do Conselho Nacional de Justiça e do Conselho Nacional do Ministério Público.

Poucas horas depois da cassação, assessores do ex-deputado esvaziaram ontem pela manhã o gabinete na Câmara. Seus objetos foram retirados, o telefone desligado ontem às 9h30 e cortados automaticamente todos os benefícios, como direito a passagens aéreas.

Ontem, Oyama Bastos Freire, assessor de André Luiz, telefonou para o deputado Chico Alencar (PT-RJ) para pedir desculpas pela ameaça feita ao petista no plenário da Câmara, anteontem à noite, na sessão de cassação.