Título: PT tentará derrubar regra de aliança
Autor: Christiane Samarco
Fonte: O Estado de São Paulo, 06/05/2005, Nacional, p. A10

BRASÍLIA - As cúpulas do PT e do PMDB, reunidas ontem à noite com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Palácio do Planalto, chegaram a pelo menos uma conclusão: se os dois partidos não trabalharem pela derrubada da regra da verticalização - que obriga as legendas a repetiram nos Estados e municípios a aliança para a campanha presidencial - fica impossível uma parceria entre ambos com vistas à reeleição de Lula em 2006. O presidente nacional do PT, José Genoino, saiu do encontro com a missão de convencer seu partido a derrubar a verticalização, que deverá ser votada na próxima semana na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara. Embora tenha havido o entendimento geral de que a verticalização é inconveniente para os dois partidos, um dos participantes da reunião no Planalto adverte que o presidente Lula não chegou a se comprometer com a derrubada da regra.

Os peemedebistas mais céticos querem aguardar a próxima semana para avaliar o empenho do PT e do Planalto em ter o PMDB como parceiro na campanha presidencial. Os participantes da reunião, além de examinarem nome a nome o perfil dos integrantes da CCJ, mapearam as possibilidades de aliança entre os dois partidos em cada um dos Estados.

O líder do PMDB no Senado, Ney Suassuna (PB), aproveitou para lembrar o mais recente incidente entre o ministro José Dirceu (Casa Civil) e um dos senadores peemedebistas. Há dias, ao declarar apoio à reeleição da governadora Vilma Faria (PSB) no Rio Grande do Norte, Dirceu provocou uma baixa na base governista: o senador Garibaldi Alves (PMDB-RN), adversário de Vilma, retirou-se da vice-liderança do governo.

Dirceu, em reação, apenas lembrou que também em 2002 o PMDB e o PT não estiveram juntos no Rio Grande do Norte e disse que, onde não houver possibilidade de aliança, o PT deve assumir isso e pagar o preço. A conclusão, ao final do exame do cenário em cada Estado, foi a de que há dificuldades de Norte a Sul e de que ela é impossível em quatro Estados: Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Distrito Federal.

O próprio presidente Lula reconheceu que, depois de o PMDB ter aprovado, na quarta-feira, a prorrogação do mandato da atual direção peemedebista, favorável a uma candidatura própria, a aliança entre as duas legendas em 2006 ficou ainda distante.