Título: Congonhas muda área de embarque
Autor: Iuri Pitta
Fonte: O Estado de São Paulo, 07/05/2005, Metrópole, p. C1

A partir das 6 horas de amanhã, todos os passageiros do Aeroporto de Congonhas passam a embarcar para seus vôos no mesmo local. Os balcões da companhia aérea Gol, hoje localizados na Ala Sul, serão transferidos para a Ala Norte, onde funciona o check-in de todas as demais empresas que operam no local. Trata-se de mais uma medida dentro do pacote de obras para remodelar Congonhas, que deve ser concluído entre o fim de 2006 e o início de 2007. Segundo a Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero), a Gol é responsável por 27% do movimento anual médio de 12 milhões de passageiros em Congonhas - em 2004, foram 13,6 milhões. Mas esse aumento de pessoas circulando no embarque não deve criar desconforto, garante a diretora de Engenharia da Infraero, Eleuza Lores. "Na verdade, vamos voltar a ter o movimento que havia quando Transbrasil e Vasp operavam lá."

Domingos são dias atípicos no movimentado aeroporto paulistano, pois o fluxo de passageiros é bem menor do que durante a semana. Em outras palavras, só a partir de segunda-feira será possível avaliar o impacto das mudanças. "Já há orientação em todo o aeroporto, então não devemos ter problemas", avaliou Eleuza.

MODERNIZAÇÃO

A unificação do check-in das companhias aéreas faz parte das ações para melhorar as instalações do aeroporto e não implicará em aumento da capacidade de passageiros de Congonhas. A previsão é manter esse patamar na média de 12 milhões anuais.

No segundo semestre, a Ala Sul passará por reformas, o que exigirá o fechamento da atual área de desembarque. Durante essa intervenção, os passageiros terão de descer perto do saguão central de Congonhas.

O futuro desembarque terá esteiras de bagagens novas e será maior: passa de 2.800 para 5.250 metros quadrados. O salão de embarque será aumentado de 7.100 para 9.400 metros quadrados.

Essa segunda fase de obras, iniciada em outubro, está orçada em R$ 150 milhões. Inclui, além dessas medidas, a instalação de quatro novas pontes de embarque - somando 12 em todo o aeroporto - e 15 balcões de check-in, totalizando 92. "Neste ano, os passageiros vão precisar ter um pouco de paciência, mas vai valer a pena", disse a diretora da Infraero.

O primeiro pacote de obras em Congonhas foi entregue em agosto. Naquela ocasião, já tinham sido feitas ampliações nas áreas de embarque e desembarque e a instalação de escadas rolantes e elevadores. Tudo isso custou R$ 42 milhões aos cofres da Infraero, ligada ao governo federal e responsável pelo custeio dessas obras.

ESTACIONAMENTO

O pacote de intervenções em Congonhas também prevê soluções para a parte externa do aeroporto, principalmente em relação aos automóveis. Desde julho, está em construção o edifício-garagem de cinco andares, sendo três subterrâneos, com capacidade para 2.550 veículos. Outra área, descoberta, terá 850 vagas, aumentando a oferta de 1.200 para 3.400 vagas, a partir de dezembro. Estima-se que 3 mil veículos circulem diariamente por Congonhas.

Ao contrário das demais ações no aeroporto, o edifício-garagem será financiado pela iniciativa privada. A SAO Parking, que já opera o estacionamento de Congonhas, está investindo R$ 50 milhões na construção, em troca do direito de administrar o edifício-garagem por 15 anos.

Outra mudança prevista para o sistema viário do aeroporto são os acessos às áreas de embarque e desembarque. Hoje feito pela mesma via, onde também circulam táxis, ônibus e veículos das locadoras de carros, o acesso a cada setor do aeroporto será separado. Para isso, haverá entradas pelo subsolo. Além disso, os carros do edifício-garagem vão sair pela Avenida Washington Luís, e não passarão pela frente do aeroporto.

O projeto do edifício-garagem existe há oito anos, mas teve de ser ajustado após ação movida pelo Movimento Defenda São Paulo. A entidade obteve liminar que só foi suspensa após um acordo, em 2002. No ano seguinte, uma cobrança de tributos por parte da Prefeitura novamente atrasou a obra e exigiu novas adaptações.