Título: Chega ao Rio primeira equipe da Força Nacional
Autor: Vasconcelo Quadros
Fonte: O Estado de São Paulo, 07/05/2005, Metrópole, p. C8

Chegam hoje ao Rio os primeiros 200 homens da Força Nacional de Segurança Pública que participarão de treinamento contra a violência ao lado de policiais do Batalhão de Operações Especiais (Bope) da Polícia Militar. O secretário Nacional de Segurança, Luiz Fernando Corrêa, disse que os integrantes da equipe já foram preparados nas regiões de origem, mas precisam se ambientar com a realidade do Rio. Embora o emprego do grupo só esteja previsto para os Jogos Pan-Americanos de 2007, aqueles que passaram pelos 30 dias de treinamento poderão ser usados em ações de emergência no Estado. "Não vamos expor ninguém a riscos e nem fazer pirotecnia. Será uma força de ação complementar à PM do Rio, num princípio de solidariedade federativa."

Numa tentativa de mostrar que as tensões com a União estão superadas, a governadora Rosinha Matheus receberá a tropa hoje de manhã na base aérea do Rio. O treinamento será feito em rodízio, com duração de 30 dias para cada turma de 200 homens. O grupo também fará treinamento prático e teórico no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (Cefap) da PM do Rio.

A meta do Sistema Único de Segurança Pública (Susp) é treinar os 2.739 homens que já passaram pela Academia Nacional de Polícia. Segundo Corrêa, até o fim do ano que vem, a Força Nacional deverá contar com 10 mil homens, 4.500 serão recrutados ainda este ano. Além das passagens aéreas bancadas pelos Estados de origem, cada um dos 200 homens receberá R$ 3.600,00, no total, em diárias.