Título: Contra os ilegais, México estuda volta de visto para brasileiros
Autor: Lisandra Paraguassú
Fonte: O Estado de São Paulo, 07/05/2005, Metrópole, p. C10

Só este ano, já foram presos 4.802 brasileiros tentando a travessia ilegal para os Estados Unidos via fronteira do México - são em média 40 por dia até o início deste mês. No ano passado, quando o México exigia visto para os visitantes do Brasil, essa média era de 15 por dia. Por isso, as autoridades mexicanas analisam a possibilidade de voltar a exigir vistos de entrada. Antes de se definir pela restrição, o governo mexicano tentará, juntamente com o governo brasileiro, adotar outras formas de coibir a ida de viajantes ao país que só buscam a travessia ilegal. Uma dessas medidas já foi tomada após uma reunião em março, quando a Polícia Federal brasileira e a polícia de imigração mexicana iniciaram uma parceria para investigar redes de imigração.

De acordo com a embaixadora no Brasil, Cecília Soto, as autoridades de imigração de seu país pediram ao Ministério das Relações Exteriores mexicano que começasse a analisar a volta dos vistos. "Hoje, os brasileiros já representam 50% dos ilegais que tentam cruzar a fronteira para os Estados Unidos. E os viajantes podem ser vítimas das máfias que controlam esse negócio. É um problema de direitos humanos", afirma a embaixadora.

"Mas a volta do visto dificulta a vida dos turistas regulares e também dos homens de negócios. Por isso, estamos procurando outras opções", completa a embaixadora. Monitorar o trabalho de agências que enviam muitas pessoas para o México - especialmente em Minas e Goiás, os Estados de onde sai a maior parte dos imigrantes - e fazer campanhas de esclarecimento sobre os perigos da travessia também estão na lista de ações conjuntas dos dois países. De acordo com Cecília, os grupos que arregimentam ilegais espalham boatos, como o de que o México daria incentivos financeiros para os que cruzassem a fronteira.

PRISÕES

Há duas semanas, em apenas uma operação, a polícia de fronteira dos Estados Unidos prendeu 232 brasileiros ilegais quando chegavam a cidades americanas. Mais brasileiros passaram a tentar a travessia pelo México nos últimos quatro anos, depois que as leis de imigração americanas tornaram-se mais rígidas e diminuiu consideravelmente a possibilidade de concessão de um visto americano de turista para alguém com renda baixa ou sem emprego fixo, especialmente dentro de uma faixa etária dos 20 aos 40 anos.

Como o México não pede o visto, a travessia pelas fronteiras do Arizona e do Texas passou a ser considerada alternativa. Quando são capturados pela polícia americana, os brasileiros são presos por entrarem ilegalmente - sem o visto - no País. Mas a lei americana não prevê que os eles tenham de ficar detidos, se não tiverem nenhum antecedente criminal. Por isso, a maioria é solta, depois de ter a data de um julgamento de deportação marcada.