Título: Um barco para promover o País
Autor: Rose Mary de Souza
Fonte: O Estado de São Paulo, 07/05/2005, Economia, p. B4

O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Luiz Fernando Furlan, pretende usar o barco Brasil 1 para mostrar no exterior tecnologia, produtos e serviços nacionais. A estratégia foi anunciada ontem, durante visita ao estaleiro ML Boatworks, em Indaiatuba, interior de São Paulo, onde está sendo construído o barco, que vai participar da regata Volvo Ocean Race. Durante a competição, que começa em 5 de novembro na Espanha, o Brasil 1 aportará na África do Sul, Austrália, Nova Zelândia, Brasil, Estados Unidos e países da Europa. Furlan disse que em cada parada haverá exposições de produtos nacionais e das empresas patrocinadoras do projeto.

O Brasil 1 conta com apoio da Agência de Promoção de Exportações do Brasil (Apex) que injetou inicialmente R$ 1 milhão e o Ministério do Desenvolvimento fará a complementação com US$ 1 milhão. "Vamos ter um barco competitivo e moderno, usando o conhecimento brasileiro em resposta a uma das demandas do presidente Lula de que o Brasil tenha a sua imagem vinculada ao conhecimento e gerador de tecnologia", afirmou Furlan.

Segundo ele, é imprescindível que o País não seja apenas "um exportador de commodities, não apenas um país simpático, rico, com um povo alegre, mas também um país competitivo".

Furlan completou: "Mostraremos ao mundo, como na área de fabricação de aviões, que o Brasil é um país que assume compromissos e compete com chances de vencer".

Com estruturas em fibra de carbono e já em fase final de construção, o barco foi desenhado pela equipe do neozelandês Bruce Farr, um dos grandes campeões do iatismo transoceânico.