Título: Comércio reforça ofertas para esquentar Dia das Mães
Autor: Vera Dantas
Fonte: O Estado de São Paulo, 07/05/2005, Economia, p. B7

O comércio decidiu investir pesado em promoções, ofertas especiais e no parcelamento sem juros para o Dia das Mães. Quase 70% dos lojistas estão utilizando uma ou mais dessas estratégias de marketing para aumentar as vendas, segundo uma sondagem da Federação do Comércio do Estado de São Paulo (Fecomercio) realizada nesta semana com 110 empresários do setor. A expectativa do varejo é ter um crescimento de 4% nas vendas em relação ao mesmo período no ano passado. Na avaliação da Fecomércio, se a previsão for confirmada, será o segundo ano consecutivo de aumento de vendas na data, considerada a segunda melhor do ano, depois do Natal. Em 2004, o comércio teve alta de 3,6% nas vendas para o Dia das Mães ante 2003, com retração de 8,7% nas vendas. A pesquisa mostra que 48% das empresas estão com um estoque maior este ano. Com tantas ofertas para parcelamento, inclusive no cartão de crédito, 49% dos lojistas acreditam que esta forma de pagamento deve predominar neste período.

Na guerra de promoções para a data das grandes redes de supermercados, o Wal-Mart lançou esta semana um tablóide especial, com quatro páginas, onde os telefones celulares, as câmaras digitais e produtos da linha branca são oferecidos em 10 vezes sem juros. A rede apostou mais na procura por celulares e digitais do que por eletrodomésticos tradicionais. As encomendas de câmaras digitais foram 45% superiores às do ano anterior e as de celulares, 35%. Os pedidos de geladeiras, fogões e máquinas de lavar cresceram apenas 15% em relação a 2004.

O Carrefour entrou com uma campanha de um mês de promoções, com marcas líderes, para atrair a atenção do consumidor não só para o Dia das Mães. Os produtos têm descontos de até 35% e a expectativa é de aumento de 13% a 18% nas vendas em relação a maio passado.

O Pão de Açúcar criou uma campanha específica para incrementar as vendas de produtos com grande potencial nesta época do ano, como telefones celulares, eletroportáteis e têxteis. A expectativa é de aumento de 30% nas vendas destes produtos.

Na sondagem da Federação do Comércio, as flores são bastante citadas pelo consumidor como opção para agradar às mães. Elas serão o presente de pelo menos 10% dos entrevistados. O comércio está preparado. Na Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais do Estado de São Paulo (Ceagesp), mais de mil produtores venderam esta semana, no atacado e para o consumidor final, cerca de 3 mil toneladas de flores, o triplo do volume comercializado em uma semana normal.

Segundo o economista Flavio Godas, da Ceagesp, a previsão de faturamento com as vendas é de R$ 2 milhões, o dobro do resultado alcançado em uma semana sem data especial. A feira de flores da Ceagesp, realizada duas vezes por semana, atraiu apenas ontem cerca de 25 mil pessoas. Em geral, o público que freqüenta a feira varia entre 5 mil e 8 mil pessoas.

Nos shoppings, o maior movimento de vendas é esperado para hoje. O Central Plaza e o Interlagos, por exemplo, ampliaram o horário de funcionamento até as 23 horas. O Interlagos espera receber hoje 140 mil pessoas, 30 mil a mais do que em um sábado normal.