Título: Gol passa a Varig em abril e é vice-líder entre as aéreas
Autor: Nilson Brandão Júnior
Fonte: O Estado de São Paulo, 07/05/2005, Economia, p. B9

A Gol ultrapassou a Varig e alcançou o segundo lugar no mercado doméstico em abril. A companhia aérea novata fechou o mês com 27,81% de fatia de mercado, ante 27,61% da concorrente. A diferença ainda é reduzida, mas evoluiu rapidamente. Em março, a distância entre as duas era de 3,8 pontos: a Varig detinha 29,89% do mercado e a Gol, 26,09%. Na liderança, a TAM registrou 42,30% de participação no tráfego doméstico em abril. As estatísticas do DAC de tráfego levam em conta a quantidade de passageiros transportados por quilômetro voado. Para o vice-presidente de Marketing da Gol, Tarcísio Gargioni, as duas empresas tiveram "empate técnico" na participação de mercado em abril. A Gol deverá crescer acima da média este ano e manterá a estratégia de elevar a frota, mas com objetivo de melhorar a rentabilidade, explicou. Segundo ele, o ganho de participação de mercado é conseqüência.

Esta semana, em evento no Rio, o presidente da Varig, Luiz Martins, comentou que a estratégia da companhia não estava centrada no aumento de participação de mercado, mas era mais voltada para o aumento da rentabilidade da operação, depois de afirmar que a companhia apresentou resultado da atividade (receitas menos despesas de vôo, sem encargos financeiros) positivo em 2004.

A mudança de colocação ocorreu num mês em que o tráfego doméstico cresceu 14,5% sobre o mesmo mês no ano anterior, depois de já ter avançado 19,9% em março. No primeiro quadrimestre, a demanda já cresceu 13,3% sobre o mesmo período em 2004. O avanço da Gol ocorreu antes do esperado pelos analistas do setor. A avaliação, no mercado, era de que isso ocorreria até meados do ano.

Segundo André Castellini, da consultoria Bain&Company, a estimativa, no início do ano, era de que a Gol ultrapassaria a Varig até junho. Ele avalia que isso ocorreu logo porque a Varig não conseguiu ampliar sua oferta de vôos para acompanhar o crescimento da demanda e a Gol vem oferecendo um produto mais barato e ganhando participação de mercado.

Em abril, a taxa média de ocupação nos vôos domésticos foi de 69%. Por empresas, a divisão foi a seguinte: Gol 75%, TAM 69% e Varig 65%. Na avaliação do Departamento de Aviação Civil, taxas de aproveitamento de 65% em diante são consideradas "economicamente saudáveis", porque permitem cobrir os custos da operação e gerar lucratividade para as empresas. No mês, a Gol registrou crescimento da demanda de 56,5%, a TAM, de 46,4% e a Varig, de 3,2%.

No setor internacional, o crescimento médio do tráfego das empresas brasileiras foi de 11,8% em abril, sobre o mesmo mês em 2004.As estatísticas do DAC de tráfego levam em conta a quantidade de passageiros transportados por quilômetro voado. Nos quatro primeiros meses do ano, o avanço no setor é de 15,5%. Nos vôos ao exterior, a participação da Varig é mais expressiva: 82,23%. A TAM fica com 15,84% e a Gol, com a fatia restante de 1,91%.