Título: Por conta da cúpula, um inédito caos no trânsito de Brasília
Autor: Christiane Samarco
Fonte: O Estado de São Paulo, 10/05/2005, Nacional, p. A6

O esquema montado para receber as delegações árabes que participam da cúpula em Brasília provocou caos no trânsito e engarrafamentos inéditos ontem. Além do fechamento das principais vias de acesso ao centro administrativo, onde estão as sedes dos três Poderes, pontes foram bloqueadas repentinamente e semáforos pararam de funcionar. E não havia ninguém orientado a dar informações a motoristas, embora Exército e Polícia Militar tenham posto 9 mil homens para patrulhar as ruas do Plano Piloto, por onde as autoridades do mundo árabe e dos países da América do Sul iriam circular. Com a chegada, no fim da manhã, de algumas delegações, o bairro do Lago Sul ficou ilhado. As três pontes na área habitacional mais nobre da cidade, onde residem ministros de Estado e embaixadores, foram bloqueadas por mais de uma hora. Sem saída e sem informação, centenas de motoristas presos no engarrafamento da Ponte JK tentavam escapar do caos, atravessando canteiros e trafegando na contramão, pelo acostamento. Em dias normais, o trajeto de quem sai do Lago Sul para o centro administrativo é encurtado pelas pontes e consome 15 minutos. Ontem, porém, o motorista Francinaldo Silva demorou 1h50 para chegar a seu destino.

Apesar de a cidade ser setorizada e de a reunião de cúpula árabe-latino-americana estar ocorrendo na zona central, até o trânsito de áreas mais afastadas ficou tumultuado. Foi assim no setor de indústrias gráficas, onde nem semáforos funcionavam, obrigando o brasiliense a enfrentar tráfego caótico no horário do almoço.

A confusão que se viu ontem - com tantos soldados armados, carros blindados e trincheiras de arame farpado - superou aquela que paralisou Brasília em 25 de abril de 1984, quando a Câmara votou a emenda das eleições diretas. O governo militar havia declarado estado de emergência e o trânsito na Esplanada dos Ministérios foi bloqueado pelo general Newton Cruz e sua patrulha montada.