Título: Chávez pede emissora de televisão continental
Autor: Tânia Monteiro e Denise Chrispim Marin
Fonte: O Estado de São Paulo, 10/05/2005, Nacional, p. A7

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, desembarcou ontem em Brasília, às 19h50, para participar da cúpula América do Sul e Países Árabes, defendendo a criação de uma rede de televisão bolivariana em dimensão continental, a Telesul, com propaganda dos governos do Brasil, Argentina e Venezuela, e transmissões via satélite para os três países. Chávez defendeu, ainda, a implantação do Petrosul e a criação de um banco de desenvolvimento, uma espécie de BNDES bolivariano, para combater a pobreza e promover o desenvolvimento da região.

"Na reunião com os presidentes Lula e Néstor Kirchner vamos propor uma união e seguir trabalhando com os temas de Petroamérica, Petrosul e um banco de desenvolvimento e integração da América do Sul", declarou ao desembarcar. Ele disse ainda que vai apresentar também a proposta de criação de um fundo social de emergência para permitir o acesso ao microcrédito.

Chávez preferiu não opinar sobre a idéia, defendida pela Palestina, de excluir defesa nacional do conceito de terrorismo. "Não conheço a proposta palestina e vamos discutir isso amanhã durante a cúpula, quando haverá um documento para ser analisado. Não quero me pronunciar antes." Na sua avaliação, a aproximação entre países árabes e os da América do Sul é a realização dos ideais bolivarianos. "Esta reunião é histórica."