Título: Para Gushiken, 'seria mais normal' PT ter cargo de Aldo
Autor: Alexandre Rodrigues
Fonte: O Estado de São Paulo, 10/05/2005, Nacional, p. A8

O ministro-chefe da Secretaria de Comunicação e Gestão Estratégica, Luiz Gushiken, defendeu ontem a volta do PT à negociação política com o Congresso. Sem citar o nome do ministro da Coordenação Política, Aldo Rebelo, que é do PC do B, Gushiken admitiu que trabalha pela substituição do colega por um nome petista, tendo em vista a necessidade de melhorar o relacionamento do governo com o Legislativo no próximo ano, quando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva tentará a reeleição. "É razoável e conveniente que, neste momento, tenhamos no papel da articulação política a representação do partido majoritário, que é o PT. Seria uma coisa mais normal", disse ontem o ministro no Rio, onde recebeu um prêmio da Associação Brasileira de Propaganda (ABP).

Gushiken evitou criticar Aldo e não confirmou rumores de que ele já teria pedido demissão ao presidente Lula. "Não há nenhuma crítica a qualquer ministro que seja, mas o pleito do PT, no que diz respeito a uma representação como partido majoritário na articulação política, me parece razoável e correto", afirmou.

Ele admitiu que compartilhou a idéia com outros caciques petistas num café da manhã na casa do ministro-chefe da Casa Civil, José Dirceu, na sexta-feira. Estavam presentes ministros como Antonio Palocci, da Fazenda, e líderes petistas como o presidente do partido, José Genoino, e o líder do governo na Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP). Segundo Gushiken, o objetivo do encontro era analisar o cenário político atual. Nas conversas, o desejo de retomar a articulação política surgiu diante das perspectivas do ano eleitoral. O ministro explicou que não foram discutidos prazos para a mudança na pasta, mas disse que ela facilitaria o entendimento do governo com o Congresso no período delicado das eleições.

EXPOSIÇÃO

Sobre a volta de Dirceu à tarefa da articulação política, Gushiken limitou-se a repetir que essa é uma decisão do presidente. Ele afirmou não saber o que Lula pensa sobre isso, mas que Genoino levará a reivindicação do partido ao Planalto nos próximos dias.

Escolhido Personalidade do Ano do Prêmio Comunicação 2004, da ABP, Gushiken admitiu que existe um exposição exagerada da imagem do presidente Lula, mas atribuiu isso aos meios de comunicação. "De fato há uma superexposição do presidente, mas é a mídia que o superexpõe. Não é culpa do presidente. Várias vezes eu conversei sobre isso com ele, que respondeu: A culpa não é minha, tenho de trabalhar", contou.