Título: Susto no avião, e até comunista se põe a rezar
Autor: Lu Aiko Otta
Fonte: O Estado de São Paulo, 11/05/2005, Nacional, p. A10

Teve comunista rezando pai-nosso com fervor, cearense cobrando milagre, agarrado à efígie de Padre Cícero, e alagoano praguejando não ter aceitado palpite da mulher. Aconteceu pouco depois das 2 horas da madrugada de segunda para terça-feira, num Learjet da FAB, voando de São Paulo para Brasília. A bordo, além da tripulação, o senador Renan Calheiros, presidente do Senado, e os ministros Aldo Rebelo, da Coordenação Política, e Eunício de Oliveira, das Comunicações.

Era um vôo tranqüilo mas, de repente, sobreveio um forte estampido na porta do pequeno jato executivo. A porta ficou no lugar, aparentemente sem grandes danos visíveis. Depois de algumas sugestivas balançadas no ar, o piloto controlou o avião e estabilizou o vôo. Mas até a situação melhorar Aldo despencou a rezar um pai-nosso em voz alta e com as mãos trêmulas, segundo a versão de Eunício.

Eunício, por sua vez, segundo garante Renan, abriu uma pasta e dela sacou uma pequena imagem do Padre Cícero, a quem se agarrou, implorando o milagre de manter o avião em vôo. Já Aldo assegura que Renan, com uma feição assustada, lamentava não ter seguido o conselho que a esposa lhe dera na véspera: "Bem que Verônica disse para eu não vir! Bem que Verônica disse para eu não vir", repetia com voz trêmula, ainda segundo Aldo.

FINAL FELIZ

Além do susto, nada de grave aconteceu: por volta das 3 horas da madrugada o avião pousava em Brasília. Mas na terça cedo, quando os três compareceram à cerimônia de abertura da Cúpula América do Sul e Países Árabes, o incidente era assunto em todas as rodas. Depois das piadas, uma solitária confissão de temor brotou do único deles que ostenta um brevê de aeronauta: "Eu sou piloto e fiquei preocupado", reconheceu, num átimo de contrição, o ministro Eunício.

Ele comentou que a razão do temor vem das horas de vôo dos aviões da FAB, todos antigos. "Quando eu nasci, o avião mais novo já tinha quinze anos". Não é tão verdade: o ministro nasceu em 1952 e o Lear Jet em que sofreu o estouro na porta é o mais novo aparelho da FAB. Aldo não se fez de rogado e assumiu a posição de destemido: "Não foi nada grave. O avião deu só uns quatro chacoalhões".

As piadas recomeçaram com o ministro do Turismo, Walfrido dos Mares Guia: "Por pouco não é reaberta a reforma ministerial", brincou com fogo, ao lado do ministro Aldo, alvo de uma longa e dolorosa fritura promovida pelo PT. Aldo nem ligou: parece saber que escapou do incidente, mas dificilmente se salvará da frigideira alimentada pelo fogaréu dos ministros petistas.

Eunício vai ter agradecer em dobro ao Padim Padre Cícero: saiu ileso do incidente e deverá continuar no ministério. Nem por isso poupou a piada: "Foi igualzinho ao governo, uma explosão pra dentro", brincou. Aldo devolveu o chiste, dizendo que por pouco o PT não ganhava a presidência do Senado. À sua direita, Eunício emendou para o gol: "E pensar que o Severino quase veio com a gente!"