Título: Executivo tem estilo direto e objetivo
Autor: Nilson Brandão Junior
Fonte: O Estado de São Paulo, 10/05/2005, Economia, p. B15

PERFIL: Advogado pela PUC/RJ, com curso na Harvard Business School, o novo presidente da Varig, Henrique Sutton de Sousa Neves, 50 anos, é considerado, por executivos com quem já trabalhou, agressivo nos negócios e com atuação austera. Por 22 anos fez carreira na Shell, onde chegou aos cargos de vice-presidente de mercados nacionais e assuntos corporativos. Em 1999, assumiu a função de principal executivo da Brasil Telecom Participações. Há três anos, Neves deixou a operadora de telefonia, que vem sendo alvo de disputa societária declarada desde 2000. Montou uma empresa de consultoria em gestão, a Compass, onde chegou a ter 15 colaboradores, com sede em São Paulo. Outro traço do temperamento do novo presidente da companhia aérea é o estilo direto e objetivo na condução dos negócios. "Ele faz o tipo de quem diz o que pensa", comentou um ex-colega.

Apesar de nunca ter atuado diretamente no setor aéreo - a Shell é uma das principais fornecedores de querosene para a aviação no País - a escolha de Neves foi bem acolhida no mercado. A nomeação foi considerada "positiva" pelo consultor da Bain & Company, André Castellini. "O setor precisa de novas idéias, já que o modelo de administração antigo não está mais funcionando."

Diferentemente da década passada, quando as empresas de aviação brasileiras eram comandadas por fundadores das próprias companhias ou executivos de carreira, hoje os principais negócios são geridos por pessoas oriundas de outras áreas. É o caso, também, do presidente da TAM, Marcos Bologna, que fez carreira no setor financeiro.