Título: 'Vou sair especializado no crime'
Autor: Bárbara Souza
Fonte: O Estado de São Paulo, 11/05/2005, Metrópole, p. C3

Cerca de cinco horas depois da fuga no Complexo do Tatuapé da Febem, um interno da Unidade 4 ainda estava escondido num matagal da Avenida Salim Farah Maluf. O terreno tem uma construção abandonada, que abrigaria um pequeno shopping center. O garoto, de 17 anos, saiu do mato assustado, assim que a imprensa chegou. Colocou as mãos na nuca e falou que ia se entregar. Pensou que era a polícia. Mais calmo, ao perceber que os agentes não estavam por ali, ele contou como está o clima no complexo. Também explicou o motivo da fuga.

Vestido com uma camisa social preta, uma calça jeans escura e um tênis preto e cinza, o adolescente estava sujo de esgoto. "Alguém tem um cigarro?", pediu o jovem. "Algum de vocês aqui fuma?"

O adolescente, que mora no bairro do Pimentas, um dos mais violentos de Guarulhos, contou que foi internado duas vezes na unidade da Febem na Vila Maria. Sua "estréia" na instituição ocorreu logo após tentar roubar um carro-forte. Conseguiu ser solto. Mas voltou para unidade depois de outra tentativa criminosa: roubar uma loja de informática.

Segundo ele, o tratamento na Vila Maria não era ruim. Só que a situação mudou há um mês, ao ser transferido para o Tatuapé. Logo pensou em fugir. " Se eu ficar mais tempo na Febem, vou acabar saindo especializado no mundo do crime ", justificou. O interno olhou para um lado, para o outro e sumiu novamente no mato, encerrando a entrevista.