Título: Criação da Petrosul será oficializada em junho
Autor: Expedito Filho
Fonte: O Estado de São Paulo, 11/05/2005, Economia, p. B6

A criação da Petrosul, fórum interministerial de articulação e coordenação de políticas energéticas dos países envolvidos, deve ser oficializada em reunião dos presidentes do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva; da Argentina, Néstor Kirchner, e Venezuela, Hugo Chávez, prevista para junho. Ontem, os ministros da área de energia e petróleo dos três países reuniram-se em Brasília. "É uma instância importante para pensar uma política de integração de longo prazo para a América Latina", explicou a ministra de Minas e Energia, Dilma Rousseff.

"É uma iniciativa particular, de articular políticas de combustíveis, energia elétrica, interconexão e cooperação tecnológica", disse Dilma após encontro com seus colegas Julio De Vido, da Argentina, e Rafael Ramirez, da Venezuela. O fórum terá coordenação dos ministros dos três países e secretaria-executiva que poderá contratar especialistas para discutir a integração nas áreas de petróleo, gás e energia elétrica.

O projeto compreende a brasileira Petrobrás, a estatal argentina Enarsa e a Petróleos de Venezuela (PDVSA), também estatal. O assessor especial de Assuntos Internacionais da Presidência da República, Marco Aurélio Garcia, presente à reunião, disse que a Petrosul tem três prioridades: exploração petroleira na região do Orinoco, na Venezuela; construção de uma refinaria no Nordeste do Brasil e explorações conjuntas (offshore) de petróleo na Argentina.

Em alguns projetos, como o da refinaria no Nordeste, pode haver participações simbólicas, disse Dilma. "Este é um projeto da Petrobrás e da PDVSA." A participação da argentina Enarsa na obra deverá ser de menos de 1% do projeto.

Sobre a saída do diretor de produção da Petrobrás, Guilherme Estrella, Dilma disse não ter informação. E o presidente da PDVSA, ministro Ramírez, negou a compra do grupo brasileiro Ipiranga: "Não há negociação a esse respeito".