Título: EUA não preocupam a Venezuela, diz Chávez
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 12/05/2005, Nacional, p. A7

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, almoçou ontem com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e com o ministro-chefe da Casa Civil, José Dirceu, logo depois do encerramento da Cúpula da América do Sul-Países Árabes. Lula, Chávez e Dirceu conversaram sobre a situação da América Latina e sobre os recentes problemas diplomáticos com os Estados Unidos, provocados pela suspensão do acordo militar entre venezuelanos e americanos. Chávez também tem incomodado o governo americano pela sua insistência em criar uma Área de Livre Comércio Bolivariana (Alba), com a participação do presidente cubano Fidel Castro, numa contraposição à proposta de criação da Área de Livre Comércio das Américas (Alca). Chávez disse que, no almoço, conversou sobre os próximos passos do processo de integração sul-americana e não falou sobre os EUA. O venezuelano disse não estar preocupado com os americanos.

"Lula disse algo muito certo, alguns dias atrás: que está seguro de que, entre Venezuela e EUA, não haverá um conflito aberto e catastrófico", disse Chávez. E acrescentou: "(Os EUA) não são nossa preocupação fundamental. Estamos preocupados para que a integração continue avançando".

O venezuelano deu um show de populismo durante o período em que permaneceu em Brasília, mostrando-se muito à vontade diante dos refletores. O presidente venezuelano passou a manhã em uma série de encontros bilaterais: recebeu o presidente da Argélia, Abdelaziz Boutefika, o primeiro ministro da Síria, Mohammad Naji Al Otri e o primeiro-ministro do Libano, Nagib Mikati. Temas: petróleo e o combate a hegemonia americana.