Título: CCJ aprova fim da verticalização de alianças
Autor: Eugênia Lopes
Fonte: O Estado de São Paulo, 12/05/2005, Nacional, p. A11

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara aprovou ontem, em votação simbólica, emenda à Constituição que acaba com a verticalização nas eleições - que obriga os partidos a repetirem nos Estados a aliança para a campanha presidencial. A emenda foi aprovada uma semana depois de o presidente Lula ter se reunido com a cúpula do PMDB e o PT ter cedido à pressão dos peemedebistas para pôr fim a regra. A emenda será agora analisada por uma comissão especial, que ainda será criada, antes de ser votada pelo plenário da Câmara.

"Acredito que teremos condições de ver essa proposta aprovada pelos deputados até o fim de junho, antes do recesso parlamentar", disse ontem o deputado Inaldo Leitão (PL-PB), relator da emenda na CCJ.

O PT era praticamente o único partido favorável a manter a verticalização para 2006. Mas recuou depois que o PMDB alertou Lula de que só pode vir a apoiar sua reeleição sem essas regras. "A maioria dos partidos é contra a verticalização. Se fosse mantida essa regra, o PTB não apoiaria a reeleição do presidente Lula", disse o líder do PTB na Câmara, José Múcio Monteiro (PE).

"Não sei se o Lula deu um puxão de orelha nos deputados do PT ou se eles perceberam que iam ter uma derrota fragorosa na CCJ", disse o deputado Antonio Carlos Magalhães Neto (PFL-BA).

"O deputado ACM Neto sabe que não somos afeitos à cultura do puxão de orelha. Talvez ele esteja mais familiarizado a isso. No PT não tem isso de cacique que manda e soldado que se não obedecer leva puxão de orelha", reagiu o deputado José Eduardo Cardozo (PT-SP).