Título: Lula volta a defender Estado Palestino e Iraque
Autor: Denise Chrispim Marin
Fonte: O Estado de São Paulo, 13/05/2005, Nacional, p. A9

Mesmo depois de ter tentado contornar a polêmica entre Israel e Palestina, apresentando uma posição de neutralidade do governo brasileiro, o presidente Lula, ontem, saiu novamente em defesa da causa palestina. Ele fez isso ao assinar um novo comunicado conjunto com a Argélia, que não agradará nem Israel nem EUA. Sobre a questão palestina, no comunicado, os presidentes do Brasil e da Argélia, Abdlaziz Bouteflika, lembraram a necessidade de se materializarem "os direitos legítimos do povo palestino, notadamente o estabelecimento de um Estado independente e soberano". Reafirmaram, ainda "a necessidade da retirada de Israel de todos os territórios árabes ocupados".

Em seguida, no documento, os dois presidentes tratam da situação do Iraque, "reiterando a importância do cessar da violência e a necessidade de respeito à soberania total do povo iraquiano, inclusive seus recursos naturais e sua integridade territorial".

No dia anterior, Lula, tentando evitar polêmica com os judeus, que receberão a visita do ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, no final do mês, mesmo defendendo o Estado Palestino, ressaltou que nunca negou a necessidade do Estado de Israel.

Ontem, o discurso do presidente Lula foi lido, sem improvisos, durante almoço, no Itamaraty, em homenagem ao presidente da Argélia. Nele, Lula não se refere em nenhuma momento à questão palestina.