Título: Ataques matam mais de 70 no Iraque
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 12/05/2005, Internacional, p. A13

Atacantes suicidas mataram pelo menos 74 pessoas ontem na região central e norte do Iraque, tomando como alvo principalmente recrutas do Exército iraquiano e civis da comunidade xiita. Mais de 160 pessoas ficaram feridas, A sucessão de atentados nas duas últimas semanas no país já provocou a morte de mais de 400 pessoas e faz deste período um dos mais violentos desde a invasão do Iraque pelas forças lideradas pelos EUA, em março de 2003. Os grupos rebeldes, apoiados por terroristas estrangeiros, intensificaram sua campanha depois da formação no fim de abril do governo provisório iraquiano, comandado pelos xiitas - até então, excluídos do poder por Saddam Hussein. Os radicais não detiveram seus ataques nos últimos dias, apesar da ampla ofensiva do Exército americano em redutos rebeldes no oeste do Iraque, onde foram mortos mais de cem extremistas desde sábado, segundo militares dos EUA.

A cifra de mortos nas duas últimas semanas abrange cerca 250 membros das forças de segurança e 150 civis. No pior atentado de ontem, 33 pessoas morreram e pelo menos 80 ficaram feridas quando um extremista suicida explodiu um carro-bomba em meio a um grupo de trabalhadores xiitas num mercado em Tikrit, 175 quilômetros ao norte de Bagdá. As vítimas eram migrantes de regiões xiitas no sul. Essa ação evidencia mais uma vez a estratégia dos grupos terroristas de aprofundar as rivalidades étnicas e religiosas no país. O grupo islâmico Exército de Ansar al-Sunna (Seguidores do Profeta) assumiu responsabilidade pelo ataque em mensagem na internet, dizendo que os migrantes trabalhavam para uma base dos EUA.

Em Hawija, a sudoeste da estratégica cidade de Kirkuk, no norte, um atacante suicida entrou num centro de recrutamento do Exército e detonou um cinturão de explosivos. Morreram pelo menos 32 pessoas e 34 ficaram feridas, disseram fontes no hospital local.

Um terceiro suicida explodiu seu veículo perto de uma delegacia no subúrbio bagdali de Dora. Três civis morreram. Policiais disseram que o extremista se dirigia para uma delegacia, mas detonou as bombas nas imediações. Em outros dois ataques em Bagdá, com carro-bomba e disparos de franco-atiradores, cinco policiais e um civil foram mortos. Rebeldes também lançaram granadas de morteiro contra o Ministério do Petróleo, na capital. Não houve vítimas. Ainda ontem, a firma de segurança Hart informou que o japonês Akihito Saito, seu empregado seqüestrado esta semana, provavelmente foi ferido fatalmente durante sua captura.

Um tribunal militar americano numa base dos EUA na Alemanha impôs ontem uma puniçãodisciplinar ao coronel do Exército Thomas Pappas, ex-chefe da inteligência na prisão de Abu Ghraib durante o escândalo de abuso de presos. Pappas recebeu uma carta de advertência e terá um corte de US$ 8 mil no soldo por descumprimento de suas obrigações.