Título: 17 acusados de tortura na Febem são soltos
Autor: Bárbara Souza
Fonte: O Estado de São Paulo, 13/05/2005, Metrópole, p. C6

A Justiça mandou soltar ontem 17 ex-funcionários da Febem acusados de torturar internos da Unidade 41 da Vila Maria, em 11 de janeiro. Hoje faria quatro meses que eles estavam presos. Exame do Instituto Médico-Legal (IML) constatou que, dos 111 internos da unidade, 84 tinham lesões corporais. Além dos 17 detidos, outros 12, que estavam foragidos, foram beneficiados pela decisão. O diretor do sindicato que representa a categoria Antonio Gilberto da Silva comemorou a decisão. "Isso mostra que houve armação nas prisões", disse. O promotor de Justiça Criminal Alfonso Presti afirmou que só vai se manifestar depois que apreciar a decisão. Mas disse que a libertação dos acusados não significa que foram absolvidos ou condenados.

Pelo menos 100 funcionários dos 1.751 demitidos podem ser recontratados no Complexo do Tatuapé. Eles serão indicados pelos novos diretores de unidades, que assumiram na terça-feira o lugar de 11 demitidos. A Febem afirmou que a lista passará pela corregedoria e pelo Ministério Público. A Febem já recontratou 265 demitidos.

SUCESSÃO

Pode ser do PSDB a nova presidente da Febem. A socióloga Maria Helena Guimarães de Castro, atual titular da pasta de Assistência e Desenvolvimento Social, teria se reunido ontem com o atual presidente da instituição, Alexandre de Moraes, e o governador Geraldo Alckmin. Ela foi o braço direito de Paulo Renato Souza nos oito anos em que ele esteve no Ministério da Educação. Ela negou ter sido sondada. Mas alguns tucanos garantem que ela não aceitou de imediato porque iria consultar o partido.

Os prefeitos de Mogi-Mirim e Hortolândia protestaram contra o projeto de construir unidades nessas cidades.