Título: Severino pede a saída de Gushiken, 'o pior ministro'
Autor: Angela Lacerda
Fonte: O Estado de São Paulo, 14/05/2005, Nacional, p. A7

OLINDA - O presidente da Câmara, Severino Cavalcanti (PP-PE) pediu ontem o afastamento do ministro-chefe da Secretaria de Comunicação de Governo, Luiz Gushiken, que qualificou como "o pior ministro do governo Lula" e um dos "destaques" na "fritura" a que foi exposto o ministro da Coordenação Política Aldo Rebelo (PC do B). "Do jeito que ele (Gushiken) quer o afastamento do Aldo, eu quero o afastamento dele", afirmou. "Nunca vi um ministro pedir o afastamento de outro; um presidente da Câmara pedir o afastamento de um ministro é aceitável, mas um ministro pedir o afastamento de outro é censurável." Ao defender Aldo, Severino disse que ele cria condições favoráveis para um bom entrosamento da base do governo. Também considerou positivo o ministro não ser do PT. "Um governo de coalizão não pode ficar tendo a supremacia que tem hoje o PT, com vinte e tantos ministros", disse - hoje o PT tem 19 ministros.

"O governo tem de dar maior cobertura aos partidos que dão sustentação à sua administração, porque sem esses partidos não pode administrar. Como político, acho que meu partido tem de ter participação efetiva no governo e por enquanto tem sido só afetiva." O PP de Severino estava cotado para ocupar um ministério na reforma que o presidente Lula faria em março. Mas o deputado deu um ultimato, exigindo a pasta das Comunicações e Lula acabou fechando as mudanças na equipe sem nomear ninguém de seu partido.

CONFUSÃO

Indagado se ainda tinha esperança de o PP participar do primeiro escalão do governo, o presidente da Câmara se atrapalhou ao citar o ditado popular. Afirmou: "A esperança é a única que morre", em vez de "a última que morre".

Ao elogiar Aldo, Severino provocou o secretário de Comunicação do Governo: "Aldo muitas vezes discorda do governo, mas diz isso ao governo e não vem a público como o sr. Gushiken." Para ele, Gushiken expressa a opinião da "parte rebelada do PT, que procura criar os maiores obstáculos ao bom andamento do governo".

Severino deu entrevista em Olinda, onde foi apoiar a candidatura da cidade a Capital Brasileira da Cultura 2006. Ele falou sobre a desobstrução da pauta. "Será discutida em café da manhã na quarta-feira com o presidente Lula e líderes partidários." O objetivo da reunião, explicou, é a superação da crise na articulação política do governo.