Título: Casal acusa juíza de ser 'parcial e tendenciosa'
Autor: Alexandre Rodrigues
Fonte: O Estado de São Paulo, 14/05/2005, Nacional, p. A14

RIO - A governadora Rosinha Matheus e seu marido, o presidente do PMDB do Rio, ex-governador Anthony Garotinho, consideraram a decisão da juíza Denise Appolinária tendenciosa e afirmaram que têm confiança na reversão da sentença. Eles não comentaram a cassação de seus direitos políticos e disseram que recorreriam rapidamente. "A sentença da juíza foi parcial, contaminada pelas paixões locais, o que não acontecerá no Tribunal Regional Eleitoral, que certamente fará um julgamento isento. Tenho total confiança que a justiça será feita", afirmou Garotinho, por meio de uma nota.

O ex-governador, que estava ontem no Estado do Mato Grosso, disse que não ficou surpreso com a notícia. Para ele, a juíza, "não tendo como inocentar o prefeito Carlos Alberto Campista, diante do enorme volume de irregularidades cometidas na campanha, resolveu condenar a todos". A governadora, também por meio de nota, fez declarações no mesmo tom.

"É uma insensatez punir o denunciante. A parcialidade da juíza ficou clara durante todo o processo eleitoral em Campos, quando ela procurou sempre prejudicar o candidato do PMDB. A decisão é despropositada".

Confiante numa reviravolta, o líder do PMDB na Assembléia Legislativa, deputado Paulo Melo, não acredita que a decisão irá atrapalhar a candidatura de Garotinho à Presidência da República. "As acusações contra Garotinho e Rosinha não têm sustentação. A distribuição de cestas básicas e do cheque cidadão vem sendo feita desde 1999. Já a prefeitura de Campos tudo foi feito visando à eleição", disse o parlamentar.

O presidente do PT do Rio, Gilberto Palmares, acha que a decisão foi importante para comprovar as denúncias de uso da máquina administrativa. "A governadora chegou ao cúmulo de transferir seu gabinete para Campos. Quem fez o que fez devia estar preparando coisa pior para o ano que vem, quando estarão em jogo o governo do estado e a Presidência da República", disse Palmares.