Título: Patrus demite aliado de Mercadante, que reage
Autor: Lisandra Paraguassú e Renata Veríssimo
Fonte: O Estado de São Paulo, 14/05/2005, Nacional, p. A16

BRASÍLIA - O ministro do Desenvolvimento Social, Patrus Ananias, decidiu demitir José Giacomo Baccarin, secretário de segurança alimentar e nutricional do ministério. A demissão cria mal-estar dentro do governo, já que Baccarin é suplente do líder do governo no Senado, Aloizio Mercadante (PT-SP), e provocou reação imediata do senador. "O ministro Patrus tem direito de compor a equipe dele como quiser. Mas, aparentemente, só quer gente de Minas Gerais em seu ministério", disse Mercadante, que vai levar Baccarin para trabalhar em seu gabinete.

O senador disse que Baccarin é muito competente e vai ajudá-lo no Senado. "É uma forma de ele (Baccarin) já ir se familiarizando com o Senado, com o funcionamento das comissões, do plenário, caso me licencie para fazer a campanha ao governo de São Paulo."

Baccarin era o último dos auxiliares de Patrus que chegaram aos cargos na formação do MDS vindos das equipes do Bolsa-Família e do Ministério de Segurança Alimentar. Foi o fim de um processo de "limpeza" que começou com a demissão, no fim de 2004, da então secretária-executiva e criadora do Bolsa- Família, Ana Fonseca. Baccarin ainda está trabalhando no ministério. O acerto é que ele ficará até o dia 18. No ministério, a informação oficial é de que não há demissão. Ao ser procurado pelo Estado, ontem, o secretário disse que não podia conversar. A demissão de Baccarin, responsável por tocar o Fome Zero, ocorreu na quinta-feira, mas havia um processo de fritura desde a saída de Ana Fonseca.

FESTA

Mercadante comemorou ontem 51 anos com uma festa na quadra da escola de samba Rosas de Ouro. "A festa está sendo feita num lugar grande e aberto ao público porque é mais condizente com meu eleitorado, já que eu tive 10 milhões de votos."