Título: Consumo de GNV avança e preocupa o governo
Autor: Kelly Lima
Fonte: O Estado de São Paulo, 14/05/2005, Economia, p. B3

RIO - O governo federal está preocupado com o avanço do consumo de Gás Natural Veicular (GNV) no País, disse ontem o secretário executivo do Ministério de Minas e Energia, Nelson Hubner. Segundo ele, há risco de desabastecimento no futuro, se o ritmo de crescimento da procura pelo combustível continuar se mantendo nos atuais níveis. Segundo o Instituto Brasileiro de Petróleo, o volume de GNV vendido no primeiro trimestre deste ano cresceu 24,3% em relação ao mesmo período do ano passado, passando de 359 milhões de metros cúbicos para 440 milhões.

O secretário explicou que a oferta de gás ainda não está plenamente implementada no País e "existem outra finalidades mais nobres" para o uso desse combustível do que sua queima com o uso automotivo. O argumento do secretário é que o ideal seria priorizar o uso do gás natural nas indústrias.

De acordo com Hubner, o governo já estuda até mesmo possíveis medidas para desestimular o avanço da conversão de veículos para a utilização do gás natural. "Hoje não temos parâmetros para tomar nenhuma medida com relação ao GNV por falta de uma lei específica para esse assunto, mas a ministra (Dilma Rousseff) está acelerando a elaboração de uma legislação com essa finalidade."

O secretário adiantou que possivelmente no segundo semestre deverá haver um esboço do que pode vir a ser a esperada lei do gás. "A ministra já afirmou que esta é sua nova prioridade, depois de concluído o modelo de energia elétrica", disse Hubner.

O comentário do secretário caiu como um balde de água fria durante a feira Fuels e Lubrificants, que estava acontecendo ontem no Rio e tinha como principal destaque o avanço do GNV no País. Analistas que estavam no evento viram a posição do governo como "contraditória". Ele previram prejuízos para os investidores, principalmente a indústria automotiva, e distribuidoras de combustíveis que estão aplicando cerca de R$ 1 milhão em cada posto adaptado para oferecer o GNV.