Título: 'Temos de virar a página na relação entre os dois países'
Autor: Jamil Chade
Fonte: O Estado de São Paulo, 14/05/2005, Economia, p. B6

GENEBRA - O uruguaio Carlos Perez del Castillo, derrotado ontem nas eleições para a direção da Organização Mundial do Comércio (OMC), espera que Montevidéu e Brasília "virem a página" depois do mal-estar que o processo de seleção causou entre os dois países. Em entrevista ao Estado poucas horas após saber o resultado das eleições, Castillo prefere não comentar o comportamento do Brasil nos últimos meses em relação à sua candidatura e alertou que o vencedor das disputa, o francês Pascal Lamy, terá de pôr as questões de desenvolvimento no centro de sua agenda. Eis os principais trechos da entrevista: O Brasil, desde o início, sempre se mostrou contrário à sua candidatura, ainda que na última semana tenha decidido dar seu voto ao sr. Como o sr. avalia o comportamento do governo de Luiz Inácio Lula da Silva?

Não quero comentar isso. Espero que os dois países possam agora pensar no futuro. Acho que temos de virar a página nas relações entre o Uruguai e o Brasil. Foi algo do passado e não afetará as relações entre os dois países. O próprio Brasil, no final, nos apoiou.

Mas, ao apresentar na primeira fase das votações seu próprio candidato (Luiz Felipe de Seixas Corrêa), o Brasil conseguiu desgastar a candidatura do sr.?

Prefiro não falar sobre isso. Vamos olhar para o futuro.

Qual será o principal desafio de Lamy, um representante de um país rico, em uma negociação que tenha por objetivo dar melhores condições para o desenvolvimento dos países pobres?

Ao assumir o processo negociador, Lamy terá de pôr o desenvolvimento no centro de sua agenda e terá de trabalhar para isso. Só assim terá sucesso como diretor da Organização Mundial do Comércio neste momento.

O sr. passou os últimos 30 anos trabalhando em temas comerciais e negociações. Como avalia essa derrota nas eleições para a OMC?

Assim é a vida. Liguei para Lamy para congratulá-lo. Temos que continuar a vida.